Ginastica para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GINASTICA PARA TODOS

Ginástica contemporânea foi criada especialmente pelos europeus no século XIX, passando a ser uma característica marcante a competição, alem da finalidade estética.
Ganhandonotoriedade nas décadas de 80 e 90, com surgimento em massa de academias de ginástica.
A ginástica competitiva ganhou ênfase no Brasil no Século XXI, como conseqüência no destaque do país emcompetições internacionais, tanto na Ginástica artística quanto na rítmica.
Ginástica para todos – Antiga ginástica geral.
Este tipo de modalidade vem sendo utilizada pela FIG desde 2007. É uma modalidadenão competitiva, apenas demonstrativa. Combinação de elementos gimnicos com diversas manifestações culturais, como a dança, teatro, circo, folclore, entre outros. Esta é apresentada através deatividades livres e criativas, sendo como principal evento o Festival Internacional de Ginástica.
Ganhando novo destaque a ginástica contemporânea ganhou um caráter esportivizado especialmente a partir doséculo XX, com uma grande influencia inglesa, por ser de caráter competitivo.
Inícios do século XX a ginástica esportivizada passou a ter um grande espaço e ênfase nas competições. Desta forma aginástica vem servindo para reforçar os estereótipos de corpo presentes na atualidade.
A GPT é uma modalidade bastante abrangente, tem por objetivo promover o lazer saudável, proporcionando bem estar aospraticantes, favorecendo assim um desempenho coletivo, as ao mesmo tempo respeitando a individualidade.
Esta ginástica tem como principal característica a ausência da incorporação de processosformativos e educacionais, podendo proporcionar divertimento e satisfação provocada pela própria atividade.
Confederação Brasileira de Ginástica (2006) os principais objetivos da GPT são:
- Oportunizar aparticipação de maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas;
- Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gimnicas;...
tracking img