Gil vicente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Gil Vicente, sua obra e estrutura.

O que não se encontra em Gil Vicente é o que foi procurado pelo teatro moderno clássico (em Shakespeare, Corneille, Racine ou Garrett): o conflito intimo da pessoa solicitada pelos dois extremos de uma alternativa e dividida na sua vontade. Em Gil Vicente não há caracteres individuais, mas apenas tipos de uma só peça, tanto sociais como psicológicos.(SARAIVA, 1999, p.41)

Gil Vicente nasceu por volta de 1465. Casou-se duas vezes e em 1502 encena sua primeira peça. Foi um mágico teatrólogo, pois vivendo em Portugal, fez nascer e revolucionou a dramaturgia em seu país. Considerado uma das figuras mais importantes do humanismo, é nomeado o fundador do teatro português, antes dele existia uma fraca dramaturgia religiosa da idade média, com seuexcelente trabalho e capacidade criadora consolidou-se em Portugal o gênero dramático.
Vivendo em um período denominado humanista onde se costuma definir pela transitoriedade da idade média para o renascimento e o processo de decadência das ideias medievais e a ascensão das clássicas, daí surgindo a dicotomia teocentrismo e antropocentrismo. Gil Vicente era católico, mas não deixava se iludir pelareligião, sua visão critica era manifestada através de suas peças que sempre tratavam de assuntos profanos. Criticava o clérigo, mas não a igreja, fez várias denúncias sem se preocupar com o que poderia acontecer, pois suas críticas eram pautadas de humor e sátiras.

O enorme sucesso que tiveram e continuam a ter as obras dramáticas de Gil Vicente, apesar das formas arcaicas em que são moldadas,vem da sua extraordinária vivacidade mimética e do talento do autor para criar aquilo que é especificamente dramático: as situações e as personagens. (SARAIVA,1999, p. 40)

Não se observam nessas peças, tempo ou espaço definidos, até mesmo a montagem das personagens se faz de maneira bastante especial. No teatro vicentino não há um tempo cronológico, mas uma sucessão de fatos com fundosmoralizantes. Suas personagens não apresentam fortes características psicológicas, mas apenas o suficiente para compô-las. São alegorias que Gil Vicente usava para flagrar as decadências dos costumes de seu tempo. Considerava como causa da decadência de sua época, não o declínio das instituições ou dos valores medievais, mas o comportamento dos homens.
Sendo assim, Gil Vicente foca como conteúdo de suaspeças a decadência do mundo medieval, alegorias, que é uma espécie de metáfora onde um personagem representa um grupo, um comportamento fazendo uma crítica social; moralizante, observando o comportamento do homem e não os valores.
Em vida, publicou alguns de seus autos em folhetos de cordel que depois foram proibidos pela inquisição tais como “O auto da Barca do Inferno” e a “Farsa de Inês Pereira”.Recebeu prêmios de D. João III e desempenhou na corte a importante função de organizador das festas palacianas
Morre em 1537 e em 1562, um de seus filhos tem o privilégio de imprimir e vender suas peças.
O estudo da obra Vicentina deve preceder o das outras personalidades ou correntes renascentistas, quer por razões cronológicas, quer pelo fato de tal obra se poder encarar como acabamento dasmelhores tradições do teatro medievo europeu. É surpreendente que a emergência de uma tal personalidade de síntese se tinha verificado num pais onde essas tradições dramáticas medievais não parecem ter florescido de um modo brilhante, ou sequer, hoje, distintamente perceptível. Mas seria inexato ver os autos de Gil Vicente apenas como últimos e amadurecidos frutos de uma cultura prestes a murchar.Graças a certos elementos doutrinários e estéticos, o teatro vicentino também participa, entre nós de uma incipiente atmosfera humanista e renascentista, que as condições históricas já se referidas mal deixaram sobreviver à carreira do dramaturgo. Por outro lado, a despeitosa diversidade das suas fontes, estruturas e tonalidades comunica a esse tão saboroso teatro, uma vivacidade que, por...
tracking img