Aluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS SOBRE ILUMINISMO 18/02/04

Olá !

Este é seu primeiro grupo de questões deste ano. É muito importante que você as faça. Procure faze-las com o auxílio de seu material didático. Não evite olhar suas anotações. É para isso que elas são feitas. Consulte-as.
Bom trabalho!
Veja depois o gabarito. Verifique seu progresso.Um forte abraço.
prof. Elvio

1 . Qual a proposta de Montesquieu em sua obra "O Espírito das Leis", sobre a organização do poder?

2. (Unesp 91) Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema político. Como foram denominados esses monarcas?Esclareça o caráter de conciliação das medidas que tomaram.

3. (Unicamp 91) O princípio da divisão do Estado em três poderes independentes - legislativo, executivo e judiciário - foi proposto pelos defensores das formas constitucionais de governo a partir do século 17, na Inglaterra, até o final do século 18, na França.
Que tipo de sociedade e de organização estatal eles combatiam e qual forma degoverno almejavam implantar?

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpr 91) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

4. É notável no mundo político da atualidade a discussão entre os adeptos da intervenção do Estado na economia e aqueles que defendem a intervenção do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo dasleis do mercado. Toda essa discussão tem sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. Por conseguinte, e correto afirmar que:

01) A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido inicialmente por intelectuais franceses que combatiam a intolerância religiosa, a injustiça, os privilégios e a falta de liberdade econômica.
02) Nesse sentido, os economistas franceses doséculo XVIII, chamados "fisiocratas", eram favoráveis às práticas econômicas que na história da economia política ficaram conhecidas como "mercantilismo".
04) Os fisiocratas tinham essa denominação porque defendiam que a economia deveria ser dirigida pelas leis naturais, havendo consenso de que a atividade verdadeiramente produtiva era a agricultura pois a terra era considerada por eles como aprincipal riqueza.
08) Os economistas ingleses do século XVIII, inspirados inicialmente pelos fisiocratas, foram adiante no combate contra a intervenção do Estado na economia, ou seja, desenvolvendo a idéia de que a economia deveria se desenvolver livremente, gerando assim a idéia do "liberalismo econômico".
16) O Iluminismo foi a teoria que deu apoio ao Absolutismo Real de Direito Divino e daintervenção do governo na economia.

soma = ( )

5. O século XVII presenciou a eclosão de uma autêntica "Revolução Científica", caracterizada pela disseminação do método experimental e do espírito crítico. Como resultado, assistiu-se a um acentuado progresso do conhecimento nas ciências. A esse respeito, é correto afirmar que:

01) As explicações racionais do universo passam a ser vinculadas aprincípios metafísicos e teocêntricos.
02) Data dessa época a comprovação da Teoria Heliocêntrica, já concebida anteriormente pelos gregos.
04) Um dos intelectuais mais importantes do período foi Isaac Newton. Em "Princípios Matemáticos de uma Filosofia da Natureza", Newton demonstrou matematicamente que as leis físicas aplicadas na Terra também se aplicam a todo o universo.
08) Observaçõesastronômicas conseguiram identificar os anéis do planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as manchas do Sol.
16) Na obra "O Progresso do Conhecimento", Francis Bacon defendeu o valor das experiências e valorizou o método indutivo como fundamental para a exatidão do conhecimento.

soma = ( )

6. (Zullo 2004) Leia o texto abaixo extraído da revista CARTA CAPITAL (ano X, n. 278, pág 22- 18/...
tracking img