Gigabit ethernet x atm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gigabit Ethernet
Esta tecnologia é apontada como sendo uma ótima opção para as redes de alta velocidade. Muitas coisas evoluíram e prometem evoluir com relação a família Ethernet e especificamente com o surgimento do Gigabit Ethernet. O Gigabit Ethernet promete suprir As necessidades das novas tecnologias que estão invadindo as redes. Isto inclui a padronização de protocolos para suportar asaplicações pesadas como as multimídia. Os padrões do Gigabit ainda não estão todos definidos. 

O padrão Gigabit Ethernet faz parte de uma evolução da tão aplicada família Ethernet. As taxas de transmissão prometidas pelo Gigabit são de 1 Gbps ou 1000 Mbps , o que é 10 vez mais rápido do que a tecnologia Fast Ethernet e 100 vezes mais que a taxa de transmissão do Ethernet .

ATM (AsynchronousTransfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono)
ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia de comunicação ou mais especificamente, de comutação rápida de pacotes que suporta taxas de transferência de dados variando de velocidades sub-T1 (menos de 1,544 Mbps) até 10 Gbps. Como outros serviços de comutação de pacotes (Frame Relay, SMDS), ATM atinge suasaltas velocidades em parte pela transmissão de dados em células de tamanho fixo, e dispensando protocolos de correção de erros. Em vez disso, ele depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados. Todas as informações são transportadas pela rede através das células ATM. Propõe-se a servir de transporte comum para diversos tipos de tráfego, como dados, voz (áudio),imagem estatística e vídeo. Entre outras importantes diferenças em relação às tecnologias de comunicação de dados existentes pode-se notar que a ATM emerge com a possibilidade de ser algo como a tecnologia de all area network, uma vez que pode ser utilizada tanto em redes de longa distância (WANs), quanto em redes locais (LANs), passando pelas redes intermediárias, as redes de área metropolitana(MANs).

Gigabit Ethernet X ATM

Muitas pessoas veem o Gigabit Ethernet como a tecnologia de última geração que substituirá o ATM. Certamente o Gigabit Ethernet irá influenciar as futuras redes. O baixo preço por porta Gigabit Ethernet a faz atrativa aos administradores de rede.

No entanto os fabricantes estão relutantes em migrar totalmente para o Gigabit Ethernet, eles não querem eliminar oATM uma vez que capital foi investido na tecnologia e tem produtos no mercado. A verdade é que ambas tecnologias têm seus pontos positivos e negativos.

Gigabit Ethernet: Vantagens

O Gigabit Ethernet tem como principais vantagens a popularidade da tecnologia Ethernet e o seu custo. Basicamente, ele oferece um aumento de 10 vezes em relação ao desempenho da tecnologia mais popular atualmentepara conexão entre comutadores e de servidores: o Fast Ethernet. Trata-se de uma tecnologia conhecida, protegendo o investimento feito em recursos humanos e em equipamentos. Não há nenhuma nova camada de protocolo para ser estudada, tendo consequentemente, uma pequena curva de tempo de aprendizagem em relação a atualização dos profissionais. A implementação dos comutadores e hubs Gigabit Ethernetdeverá acontecer de forma simples e rápida, após um projeto que analise e defina onde os mesmos devem ser colocados dentro do backbone.

Gigabit Ethernet: Desvantagens

QUALIDADE DE SERVIÇO (QoS): Apesar da alta velocidade, o padrão Gigabit Ethernet não suporta QoS, que é um dos pontos mais fortes da tecnologia ATM. Desta forma, ele não pode garantir o cumprimento das exigências de aplicações,como a videoconferência com grande número de participantes, ou mesmo uma transmissão de vídeo em tempo-real de um ponto para muitos pontos.

Para minimizar este problema, o IEEE trabalha no sentido de desenvolver um padrão que defina um esquema de prioridade (IEEE 802.1p) e possibilite algo "parecido" com o QoS.

É importante lembrar que o Gigabit Ethernet é uma tecnologia MAC e PHY e que,...
tracking img