Novas tecnologias de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
Novas Tecnologias em Rede
Prof. Turiano Santos

Conceitos Básicos das Novas Tecnologias em Rede
ATM, Frame Relay e Gigabit Ethernet

Júlia Teresa Sousa da Silva

Parnaíba - PI, Julho de 2011
A crescente importância das redes locais e o aumento da complexidade das aplicações em estações de trabalho têm aumentado a necessidade por redes dealta-velocidade, nesse breve resumo serão apresentados os conceitos básicos de três redes modernas que correspondem a essa necessidade.
São elas: Rede ATM, Gigabit Ethernet e Frame Relay.

O que é a ATM?

A ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia de comunicação ou mais especificamente, de comutação de pacotes, que suportam taxas de transferência dedados ou largura de banda variando de 1.5Mbps, 25Mbps, 100Mbps, 155Mbps, 622Mbps, 2488Mbps até 9953Mbps (10Gbps). Semelhante ao serviço de comutação de pacotes chamado Frame Relay, os dados que trafegam por uma rede ATM atingem suas altas velocidades pela transmissão em células de tamanho fixo, e dispensando protocolos de correção de erros e sem a necessidade de sincronismo de tempo. Em vez disso,ela depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados.
Propõe-se a servir de transporte comum para diversos tipos de tráfego, como dados, voz ou áudio, gráficos de estatística e vídeo. Entre outras importantes diferenças em relação às outras tecnologias, a ATM é a tecnologia que pode ser utilizada tanto em redes de longa distância (WANs), passando pelas redesintermediárias, as redes de área metropolitana (MANs) quanto em redes locais (LANs).

Onde é usada a Tecnologia ATM?

Esta tecnologia é usada em Backbones de redes de operadoras de telefonia, provedores de acesso à internet, TV a cabo, bancos, caixas eletrônicos de bancos e empresas de grande porte num local de rede WAN, e ainda não se tornou popular num local de rede (LAN), porque a tecnologiaexige alto investimento em infra-estrutura e mão-de-obra altamente especializada.

Vantagens:

Vantagem suporta qualidade de serviço (QoS); Mesmo sendo uma tecnologia que é orientada à comutação e transporte de dados em alta velocidade por circuitos virtuais, ela pode interoperar com outros protocolos e aplicações, tais como Frame Relay, TCP/IP, DSL, Gigabit Ethernet, tecnologia wireless, entreoutros.

Desvantagens:
Essa tecnologia exige alto investimento em infra-estrutura e mão de obra altamente especializada.

Gigabit Ethernet – para quê?

A tecnologia Gigabit Ethernet surgiu da necessidade criada pelo aumento de largura de banda nas redes de computadores (como servidores e estações de trabalho) e também pela redução constante dos custos das tecnologias, juntamente com asexigências das aplicações atuais. Assim, o Gigabit Ethernet, tem a seu favor o fato de poder oferecer a solução para o congestionamento de backbones, por atender de forma razoável às exigências cada vez maiores das aplicações (multimídia, videoconferência, etc.) e por ser uma tecnologia familiar e compatível com o padrão Ethernet – o que traz grandes benefícios, tais como a economia na formação deprofissionais e a proteção do investimento já feito - está a atrair, cada vez mais, a atenção da indústria e dos profissionais da área de redes.
Esta tecnologia, tal como a tecnologia ATM, foi desenvolvida para fornecer uma largura de banda maior na rede, descongestionando os backbones.

Vantagens
A tecnologia Gigabit Ethernet tem como principais vantagens a popularidade da tecnologia Ethernete o seu custo. Basicamente, ela oferece um aumento de 10 vezes em relação ao desempenho da tecnologia mais popular atualmente para ligação entre computadores: o Fast Ethernet (100Mbps). Trata-se de uma tecnologia conhecida, protegendo o investimento feito em recursos humanos e em equipamento. Não há nenhuma nova camada de protocolo para ser estudada, tendo conseqüentemente, uma pequena curva de...
tracking img