Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O conceito de democracia foi criado primeiramente na Grécia que significa (demo = povo e kracia = governo) aproximadamente no século V a. C, primeiramente com Clístenes eposteriormente com Perícles para que o “povo” pudesse participar das decisões do governo que até então, era exercida pela monarquia. De lá pra cá muita coisa mudou, o seu significado hoje pode ser entendido como “democracia do povo e para o povo”, sendo exercida na maioria dos países, inclusive no Brasil e nos EUA.

DESENVOLVIMENTO

No século V a.C Atenas sofria modificações em sua estrutura de governo,ela passava de monarquia para oligarquia (privilegiava as famílias ricas), devido a instabilidade com que os direitos políticos, sociais e civis se espalhavam a maioria da população. Clístenes foi oresponsável em introduzir alterações sociais dente elas a: igualdade de todos perante a lei.
Este regime democrático foi completamente caracterizado com Perícles, aparecendo desde então, ascondições necessárias para que o novo sistema pudesse ter a participação dos cidadãos no governo da cidade. Os poderes básicos desse regime eram : legislativo, executivo e judicial.
Os responsáveis pelopoder legislativo eram o povo ou Eclesia, em que tais cidadãos: aprovava leis; decidia ente guerra e paz; dentre outros, tais decisões só eram possíveis através de Bulé ( conselho de 500 membros comidades acima de 30 anos, que serviam até 2 vezes numa vida), que preparavam as leis.
O poder executivo ficava sobre os cuidados dos magistrados sendo: 10 arcontes e 10 estrategos, aqueles presidiam àorganização dos tribunais e ao culto dos deuses e estes chefiavam a Marinha e o Exercito. Perícles foi o que mais se destacou dentre estes magistrados.
O poder judicial era exercido pelos tribunais, oscrimes religiosos e de morte eram julgados por todos os antigos arcotes.
O sistema político ateniense consistia em uma democracia direta. Isto é, o povo que tomava as decisões, não existindo...
tracking img