Ggwsfgewf

1132 palavras 5 páginas
Este relatório, pertinente à disciplina de Química, visa explicitar todos os procedimentos realizados nos dias 29 de abril e 6 de maio, à respeito do estudo cinemático e mecanístico das reações químicas realizadas em laboratório.

Curitiba
2011

INTRODUÇÃO

No experimento realizado foi concretizado o estudo referente à cinética das reações homogêneas, que engloba dois assuntos muito importantes no desenvolvimento destes experimentos, que são: A Lei de Velocidade e a Energia de Ativação.
Neste experimento, o estudo cinético e mecanístico de uma reação química consistiu em determinar a lei de velocidade e a constante da velocidade de modo a avaliá-la conforme a temperatura muda. Para iniciarmos este estudo, é necessário definir dois métodos utilizados para dar continuidade aos experimentos a seguir, que são:
Método do Isolamento – Dada a reação A + B → Produto , se a concentração em B for muito elevada ela pode ser considerada constante, dessa forma podemos avaliá-la como uma reação de 2ª ordem global, definida por V = k`Ca , tal que k` = Kb , onde k é a constante cinética da velocidade.
Método da Velocidade – Consiste em medir a velocidade no início da reação para vários valores da concentração inicial dos reagentes. Supondo que Vo = k`a , onde Vo é a velocidade inicial. Com isso chegamos a equação final: ln Vo = ln k` + ln a .
A reação a ser estudada neste experimento é a seguinte:
3HSOˉ(aq) + IOˉ(aq) → I(aq) + 3SOˉ(aq) + 3Hˉ(aq).
Considerando a ordem da reação em relação ao íon bissulfito (HSOˉ) é de 1ª ordem, logo, a lei de velocidade será:
V = - d[HSO ]dt = k[HSO ] .[IO ]
Basicamente, após determinar a ordem de reação com relação ao iodato, finalmente encontraremos a constante de velocidade em diferentes temperaturas e por fim a energia de ativação, através da relação proposta por Arrhenius : ln k = ln A - EaR1T

MATERIAIS E MÉTODOS

Para

Relacionados