Gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Confecção de Misturador através de Reaproveitamento de Materiais
Orientada:
ARAÚJO, Maria Aparecida
Autores:
MENDONÇA, Ademir Real; VIEIRA, Ana Paula; JACINTO, Daniel Alécio; SOUZA, Denise Ferreira; SANTOS, Eduardo Carlos; CAMPOS, Júlio César Souza; SANTOS, Junior Alberto; MOTTA, Kelsey Soares; MATOS, Raphael
RESUMO
No último século a população mundial aumentou consideravelmente e aatividade econômica mundial aumentou cerca de dez vezes aumentando assim o consumo dos recursos naturais renováveis ou não. O objetivo desse artigo é conhecer o conceito de sustentabilidade e de reciclagem e confeccionar através de reaproveitamento de matérias um misturador, podendo assim automatizar o processo artesanal de fabricação de produtos de limpeza (sabão, detergente, etc.).
Palavras -chave: sustentabilidade, reciclagem e automação.
1. – INTRODUÇÃO
Devido à constante busca pelo conforto, praticidade, impulsionada pelo aquecimento da economia e aumento do processo produtivo têm-se extraído cada vez mais os recursos naturais do planeta. A sociedade deve mostra-se capaz de projetar seu desenvolvimento cultivando o equilíbrio ecológico.
Este trabalho tem como objetivo apresentarcomo a sustentabilidade e o processo de reciclagem seguido pela automação com responsabilidade podem facilitar a vida das pessoas sem comprometer os recursos do planeta terra.
1.1 - OBJETIVOS:
1.2 Objetivo Geral
Desenvolver um equipamento que melhora o processo artesanal de reaproveitamento de resíduos.
1.3 Objetivos específicos
Conhecer as vantagens do equipamento
Identificar dificuldadesdo uso do material reciclável

2. – FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
2.1 Conceitos de Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável ou auto-sustentável é obtido através do balanceamento entre o consumo dos recursos naturais e a preservação dos mesmos dentro de um determinado país.
Basea-se no planejamento de um país com relação a todas suas necessidades (alimentos, energia, matéria-prima etc.) emcomparação com sua capacidade de fornecimento dessas necessidades sem desgastes, obedecendo à sua capacidade e velocidade de renovação natural e resguardar também as principais características culturais desde país.
De acordo com o relatório produzido pela Comissão Brundland, sustentabilidade:
“é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, aorientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades a aspirações humanas”. (CMMAD, 1991, p. 49).

2.2 Desafios da Sustentabilidade
1- Garantir a disponibilidade dos recursos naturais renováveis ou não renováveis;
2- Não ultrapassar os limites da biosfera para assimilar resíduos e poluição;
•Resíduos: empregar os três Rs (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) em todos os setores (Domiciliar, Comercial e Industrial)
• Poluentes: empregar técnicas que minimizem a liberação de partículas poluidoras que permitam seu armazenamento de maneira que não sejam descartadas no meio ambiente.
3- Reduzir a pobreza no mundo.

Umas das estratégias importantes para garantir a sustentabilidade é areciclagem, que age para diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos ou reduzindo custos através do reaproveitamento.
2.3 Conceitos de Reciclagem
A reciclagem é o termo geralmente usado para designar uma serie de atividades pelas quais os matérias que se terminam em lixo seja coletados, separados e processados para serem usados novamente como matéria prima. A reciclagem consiste, emaproveitar os resíduos para fabricar novos produtos idênticos ou não ao que lhe deu origem.
A reciclagem pode ser de dois tipos: Artesanal ou Industrial
Chama-se reciclagem artesanal quando se utilizam processo de transformação não muito sofisticado e reciclagem industrial quando estes processos são mecanizados e em grande escala.
Existem diferenças entre reciclagem e reaproveitamento, enquanto a...
tracking img