Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia:
Como as políticas: Fiscal, Monetária, Cambial e de Renda, podem afetar nas organizações?

O domínio do conhecimento acerca do macroambiente econômico é de suma importância para empresários, homens de negócio, tomadores de decisão e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o político, o profissional, pois os acontecimentos que ocorrem na esferamacroeconômica afetam a vida de todos.
A macroeconomia propõe-se a responder questões tais como: Qual o motivo de tanto desemprego? Por que o Brasil é deficitário no Balanço de Pagamentos?A inflação poderá voltar? O que fazer para baixar a taxa de juros?Assim, pode-se dizer que as medidas adotadas no âmbito da política econômica (macroeconômica) afetam de maneira intensiva a vida do cidadãocomum.
O principal instrumento de política econômica do setor público refere se à política fiscal. Esta, por sua vez, consiste na elaboração e organização do orçamento do governo, o qual demonstra as fontes de arrecadação e os gastos públicos a serem efetuados em um determinado período (exercício).
Apolítica fiscal visa atingir a atividade econômica e assim alcançar dois objetivosinter-relacionados, a saber, estimular a produção, ou seja, crescimento econômico e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego. O financiamento do déficit do setor público, também e um fator de preocupação da política fiscal.O governo pode alterar o volume das receitas e gastos públicos através dos instrumentos fiscais.
A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia.Determinar a quantidade de moeda (dinheiro) na economia éfunção do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificadamente
interpretada como sendo o .preço do dinheiro.A lógica da política monetária consiste em controlar a oferta de moeda(liquidez) para determinar a taxa de juros de referência do mercado. Nesse sentido, o Banco Central, seja qual for o país, eleva a taxa de juros (.preço do
dinheiro.), enxugando (diminuindo) a oferta monetária, e a reduz atuando de
forma inversa.
O mercado de câmbio (divisas) é formado pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades. Empresasque vendem mercadorias ou ações no exterior estão aumentando a oferta de moeda estrangeira, em particular o Dólar, pois sua receita ocorre em moeda estrangeira. Empresas que compram bens ou ações do exterior estão demandando moeda estrangeira (Dólar), pois seus gastos ocorrem em dólares. Neste sentido, o preço da moeda estrangeira em relação à moeda nacional é determinado neste mercado. Este preço échamado de taxa de câmbio (R$/US$).
Política de rendas é um conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política económica governamental, juntamente com a política fiscal, política externa e a política monetária. O exercício da política de renda pelo Governo consiste no controle da remuneração dos fatores diretos de produção na economia ---salários, depreciações, lucros, dividendos e preços dos produtos intermediários e finais ---. As políticas de rendas são normalmente usadas durante períodos de aumento da procura, para tentar prevenir o aumento de preços
Entendem-se como políticas econômicas, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
É papel dogoverno zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setor público, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema, procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população. Podemos perceber com clareza, no jornalismo econômico, notícias a respeito da elevação ou redução da taxa...
tracking img