Gestao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 255 (63506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Amália Silva Costa

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O CASO POLICARBONATOS

Salvador, 2003

MARIA AMÁLIA SILVA COSTA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS:
O CASO POLICARBONATOS

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado da Escola de Administração, da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtençãodo grau de Mestre em Administração.

Orientador: Prof. Dr. Célio Andrade

Salvador 2003

C837

Costa, Maria Amália Silva. Administração estratégica e gestão de pessoas por competências: o caso Policarbonatos/ Maria Amália Silva Costa. Salvador: M. A. S. Costa, 2003. 200 f. Orientador: José Célio Andrade Silveira. Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal da Bahia, Escolade Administração. 1.Planejamento estratégico. 2.Administração estratégica – Estudo de caso. 3.Policarbonatos do Brasil. 4.Pessoal - Administração. I. Silveira, José Célio Andrade, orientador. II. Título. 658.4012 CDD 20.ed.

MARIA AMÁLIA SILVA COSTA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O CASO POLICARBONATOS

Dissertação para obtenção do grau de Mestre emAdministração

Salvador, 10 de março de 2003

Banca Examinadora:

José Célio Andrade Silveira _________________________________ Universidade Federal da Bahia Rogério Quintella _________________________________________ Universidade Federal da Bahia Roberto Ruas _____________________________________________ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A minha mãe, que me legou educação, base de todosos saberes, para que eu tivesse a

competência de viver com dignidade.

AGRADECIMENTOS

A Paulo, pela ajuda e companhia de todas as horas; A Catalan, pela confiança e aposta em mim. Mais ainda, pelo crescimento profissional e pessoal; À Juliana, por ter sobrevivido a todos os meus escândalos e “pitis”; A Célio, mais que um orientador sempre presente e atento a todos os detalhes... Mestreamigo, incentivador e conhecedor da difícil arte de conciliar o escrever uma dissertação e trabalhar no Pólo Petroquímico de Camaçari; À Éricka, amiga e ouvinte de tudo que ocorria com “ELA” (esta dissertação); Aos colegas da inesquecível turma MPA3, pela alegria e pelos amigos que ganhei; A Roberto Ruas, pelas rápidas, mas competentes, dicas para este trabalho; A Policarbonatos, que me possibilitouconciliar a vida profissional e acadêmica; Aos colegas da Policarbonatos, pelo preenchimento do extenso questionário e em especial ao Jonas, pela ajuda na tabulação; Aos professores do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (NPGA), pelos ensinamentos. A Jade pelo incansável suporte.

“Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos realmente existimos. Nos outros apenas duramos.” Pe.Antônio Vieira.

RESUMO

O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir a importância de descobrir como as empresas desenvolvem e integram estratégias empresariais e competências individuais de forma a obter vantagens competitivas para a organização e a participação dos empregados no processo estratégico. Sabe-se que, em um ambiente organizacional crescentemente competitivo, não ésuficiente obter bons resultados em sistemas isolados, sendo necessário desenvolver programas de gestão integrados, compartilhados e únicos. Através do referencial teórico e da experiência da Policarbonatos do Brasil, este trabalho apresenta um modelo de administração que compatibiliza as estratégias empresariais com a gestão de pessoas a partir da implementação de um sistema de competênciasindividuais. Estes programas, quando integrados, agregam valor tanto econômico, para as empresas, quanto social, para os empregados - a partir da capacitação e envolvimento dos empregados na gestão organizacional.

Palavras-chave: Planejamento estratégico; Administração estratégica; Competências essenciais; Gestão de pessoas; Recursos humanos; Competências individuais.

ABSTRACT

This study...
tracking img