Gestao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contents
1. INTRODUÇÃO 2
2. METODOLOGIA 2
3. FUNDO DE MANEIO 3
3.1 Conceito de fundo de maneio 3
3.2 Descrição Geral 4
3.3 Fundo de maneio corrente 8
3.4 As necessidades em fundo de maneio (NFM) 8
3.5 Inconvenientes e desvantagens de um FM insuficiente 9
3.6 Inconvenientes e desvantagens de um FM excessivo 10
3.7 Principais ilações 10
4. EXTRURURA DO CAPITAL 11
4.1Estrutura de Capital: Seu Conceito e Sua Influência no Valor da Empresa 11
4.2 Estrutura de Capital e Usos 11
4.3 Estrutura de Capital Ótima 11
4.4 Outras Dificuldades Relacionadas à Estrutura de Capital Ótima 14
5. ALAVANCA DE GESTÃO DE CRÉDITO 15
5.1 Crédito comercial 15
5.2 Classificação do Crédito 16
5.3 Crédito público 17
5.4 Crédito privado 17
5.5 Administração de Crédito 185.6 Concessão de crédito 18
5.7 Gestão de Cobrança 20
5.8 Políticas de crédito e acção de cobrança 20
5.9 Os cinco Cs de crédito 21
6. CONCLUSÃO 23
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRFICAS 24

1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a função essencial da administração em uma organização refere-se à maximização da riqueza dos proprietários, e neste sentido, o planeamento e o controle de resultadosjustificam-se pela produção de resultados relevantes diretamente relacionados à execução efetiva das responsabilidades primordiais da administração. Deste modo, iremos neste presente trabalho apresentar assuntos relacionados aos Elementos do Fundo de Maneio, Estrutura de Capital e Alavanca de Gestão de Créditos, que constituem o nosso Tema para a elaboração do mesmo.
Temos como Objectivos:
Geral:o estudo dos principais aspectos ligados ao “Elementos do Fundo de Maneio, Estrutura de Capital e Alavanca de Gestão de Créditos;
Específico:
* Identificar quais instrumentos formais dos Elementos do Fundo de Maneio;
* Peeceber e comprender os conceitos realacionados á Estrutura de Capital;
* Verificar os procedimentos realizados na Gestão de Créditos.
2. METODOLOGIA
Para arealização deste trabalho usamos:
* Consultas Bibliográficas nas Bibliotecas do Instituto Superior e Politécnico de Manica, da Universidade Católica de Moçambica e da Escola Superior de Economia e Gestão – Delegação de Manica.
* Tambem fizemos consultas a internet no site estudantil www.ebah.com.br

3. FUNDO DE MANEIO
3.1 Conceito de fundo de maneio
O FM (Fundo de Maneio) é entendidocomo «o conjunto de valores submetidos às transformações cíclicas de curto prazo e cujo destino normal, no final de cada ciclo de exploração, é a sua reutilização em novos ciclos, garantindo à empresa uma margem de segurança que lhe permita adequar, a todo o tempo, a cadência de transformação dos activos às exigências dos credores». Poderá também ser considerado como «a diferença entre oscapitais circulantes e o exigível a curto prazo, ou seja, a parte do active circulante que, estando fora da exigência imediata dos credores, aparece ligado à exploração.» Da conceitualização apresentada rapidamente se concluirá que a correcta compreensão do FM e, em particular, a sua adequação ao nível das operações, da natureza e da actividade de uma empresa, pressupõem uma análise prévia à estruturado activo circulante, quer sob a perspectiva do equilíbrio financeiro quer sob a perspectiva económica ou da maximização da sua rentabilidade.

Se o activo corrente for superior ao passivo corrente, fala-se de fundo de maneio positivo. Significa que a empresa tem mais activos líquidos do que dívidas com vencimento a curto prazo.
Se, ao contrário, o fundo de maneio for negativo, reflecte umdesequilíbrio patrimonial, o que não quer dizer necessariamente que a empresa esteja em queda ou que tenha suspendido os seus pagamentos.
O fundo de maneio negativo implica uma necessidade de aumentar o activo corrente, o que pode ser feito através da venda de parte do activo imobilizado ou não corrente, de modo a obter o activo disponível. Da mesma forma, também é possível realizar aumentos...
tracking img