Gestao estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Confira no quadro abaixo as principais características de cada uma das fases propostas por Greiner (1998), enfatizando o foco da gerência, estrutura da organização, estilo da alta administração, sistema de controle e ênfase da remuneração gerencial.


Quadro 1: Características das fases do ciclo de vida das organizações
Fonte: GREINER, Larry E. Evolution and revolution as organizationsgrow. Harward Business Review.
v. 10, n.4, 397-409, 1998.

Fase 1 – Criatividade
Fase 2 – Direção
Fase 3 – Delegação
Fase 4 – Coordenação
Fase 5 - Colaboração

De acordo com o que você estudou sobre o ciclo de vida das organizações e com o quadro acima, apresente o caso de uma empresa (real ou fictícia) e caracterize cada fase do ciclo de vida desta organização, destacando pelo menos duascaracterísticas de cada fase. (4,0 pontos)

R= Caso VeloxCar - Loja Varejista de São Paulo
!ª fase Criatividade 1913-1936. Período em que a Empresa cresce e se desenvolve acompanhando a expansão econômica do estado
Característica Greiner VeloxCar
1-Ênfase em produzir mercado e produto.
1 – Criação e expansão da área de vendas , vendas de produtos por catálogos e vitrines, criaçãode vários pontos de vendas
2- Muitas horas de trabalho e pouca recompensa 2- Não havia grandes recompensas, o trabalho era árduo, principalmente nas épocas de grandes liquidações

2ª Fase Administrativa 1936-1950. A organização muda o nome da razão social, expande sua área de venda e enfrenta dias turbulentos.

Característica Greiner VeloxCar
Estabelecimento de umaestrutura mais formal. 1- Em 1939 modifica o nome de sua razão Social para adaptar-se a lei de Sociedade por ações.
Sistema de Controle 2- Com o aumento no numero de departamentos, de novas linhas e produtos é exigido funcionários mais especializados, por outro lado esses fatos parecem requerer novos sistemas contábeis de manutenção de estoques e de compras.

3ª fase Delegação 1950- 1982.Observa-se nesse período maior responsabilidade e autoridade concedidas aos níveis hierárquicos mais baixos.
Característica Greiner VeloxCar
Estrutura da organização descentralizada 1-Pressões externas exigiram uma mudança na estratégia de comercialização, requerendo novas competências organizacionais e impondo novas responsabilidades concedendo alçadas para gerentes de filiasBônus individuais 2-O sistema de remuneração sofreu alterações que acabaram proporcionando impacto positivo dentro da organização principalmente para os funcionários

4ª Fase Coordenação 1982-1996. O novo posicionamento estratégico elaborado pela empresa em contemplava entre outros uma profunda mudança nos sistemas operacionais da loja.
Características Greiner VeloxCar1-Linhas de Staff grupo de produtos Nessa fase as estruturas da área comercial foram organizadas por linha de produto
2- Divisão de lucro e opção de ação Distribuições de lucros são usados para promover a imagem da empresa.

5 Fase- Colaboração 1996-2006. Nesta fase a empresa promove um novo período evolutivo caracterizado por uma atitude mais participativa da direção, porém mais flexível,baseado na colaboração mutua que resulta em ações.
Característica Greiner VeloxCar
1- Solução de Problemas e inovação Investimento significativo nas áreas de processamento de dados.
2- Matrizes de Equipes. Formação de forças-tarefa, com membros de equipes diferentes para resolver problemas específicos.

2. Como você estudou nesta disciplina, o planejamento estratégico é oprocesso utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada. Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, escolha uma empresa (real ou fictícia) e desenvolva o planejamento estratégico da mesma, respondendo as questões que seguem: (6,0 pontos)

I –...
tracking img