Gestao financeira - mercado financeiro e de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

INTRODUÇÃO
Ao se tratar das questões relacionadas às configurações estruturais do sistema financeiro tem-se que levar em conta, em primeiro lugar os tipos básicos de dispêndios que a Economia objetiva realizar e, em segundo, inscrever essas configurações no contexto mais amplo das relações financeiras internacionais.

DESENVOLVIMENTO
O sistema FinanceiroNacional (SFN) é formado por instituições que têm como finalidade intermediar o fluxo de recursos entre poupadores e investidores em condições satisfatórias para o mercado.
A estrutura financeira de um país deverá se ajustar, simultaneamente, às condicionantes internas e externas que definem o estágio de seu desenvolvimento.
A cada configuração do padrão de gastos - configurações dos dispêndios emconsumo e investimentos – deverá corresponder uma estrutura financeira. Além de atender às necessidades de financiamentos internos, engendradas pelo crescimento econômico, essa estrutura financeira deverá estar em consonância com o estágio mais avançado do desenvolvimento financeiro no plano internacional.
Cumpre observar, todavia, que o conceito de estrutura financeira como que se estátrabalhando não se restringe ao conceito de sistema financeiro, definido institucionalmente. Ele abrange todos os investimentos feitos na economia voltados para o trato das questões financeiras é aproximado pelo total de insumos reais mobilizados nessas atividades.
A análise do sistema financeiro identifica a estrutura financeira como um investimento de capitais que devem obter rendimentos compatíveiscom os retornos das atividades econômicas, ajustados aos seus níveis específicos de riscos.
Com quanto à estrutura financeira assim definida resulte mais complexa e de difícil tratamento empírico, a sua utilização é conveniente para uma melhor apreciação das relações financeiras e de suas interligações com o "lado real" da economia.
Funcionalmente, o Sistema Financeiro Nacional do Brasil agrupa-sesegundo as seguintes funções creditícias ou patrimoniais.

Índices e Indexadores
O mercado financeiro, da mesma forma que a economia brasileira, vive num emaranhado de índices e indexadores que estabelecem bases para ações e decisões e determinam valores e resultados em seus diferentes segmentos. Vejamos alguns dos principais:
• ICV – Dieese – o Departamento Intersindical de Estatísticase Estudos Socioeconômicos empresta seu nome ao índice de custo de vida (ICV);
• IPC – FIPE – Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP);
• IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado;
• INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor;
• IPCA – E – índice de Preços ao Consumidor Ampliado – Especial;
• TR –Taxa Referencial de Juros calculada pelo BC;

TAXA DE JUROS DE LONGO PRAZO – (TJLP)
Em novembro de 1994, o Banco Central, por delegação da CNM definiu as formas de cálculos e apuração da TJLP, cuja finalidade de estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo e, ao mesmo tempo, ajudar a inverter a "curva de rendimento" que até 94 sempre privilegiou os investimentos de curtoprazo com juros maiores.

MERCADO BANCÁRIO
Existe uma classificação informal dos bancos, de acordo com sua segmentação de mercado, dada a seguir:
• Bancos de Negócios – se dedicam a intermediação de grandes operações, tradicionalmente conhecidas como de Engenharia Financeira.
• Bancos de Atacado – trabalham com poucos e grandes clientes.
• Bancos de Varejo – trabalham com grandepúblico, muitos clientes, independe de tamanho.
PRODUTOS DE SERVIÇOS
Tomar o dinheiro excedente de quem tem emprestá-lo para quem precisa deixou de ser, há muitos anos a principal característica do mercado bancário no Brasil.
A prestação dos mais variados serviços também se tornou importante alavanca de expansão do sistema financeiro na renda nacional, ajudando a canalizar recursos das mais...
tracking img