Controladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

CONTROLADORES

SANTA BARBARA D’OESTE - SP
SETEMBRO/2010

CONTROLADORES

Santa Bárbara D´Oeste - SP
Setembro/2010

1. CONTROLADORES

Existem vários tipos de controladores utilizados para as mais diversas aplicações, nas indústrias, nas residências,entre outros. Nesta pesquisa, abordaremos os seguintes controladores:
• Controlador lógico programável (CLP);
• Microcontrolador;
• Controladores automáticos.

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP)

O Controlador Lógico Programável – CLP – nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando acada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro.
Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos e relés, não só da indústria automobilística como de toda a indústria manufatureira.

1. DEFINIÇÃO

PLC, do inglês Programmable LogicController, ou CLP, Controlador Lógico Programável, é um equipamento definido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como: "Equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais."
O Controlador Lógico Programável é um dispositivo capaz de armazenar instruções referentes a funções de controle como, seqüência lógica, temporização, contagem,controle de sinais analógicos e PID, além de realizar operações lógicas e aritméticas, manipulação de dados e comunicação em rede.
Assim, um PLC pode ser entendido como um equipamento constituído por hardware e software especificamente projetados para aplicações de controle de variáveis através de módulos de entradas e saídas digitais e analógicas.

2. VANTAGENS

Algumasvantagens da utilização do CLP:
• Menor espaço;
• Menor consumo de energia elétrica;
• Reutilizáveis;
• Programáveis;
• Maior confiabilidade;
• Maior flexibilidade;
• Maior rapidez na elaboração dos projetos;
• Interfaces de comunicação com outros CLPs e computadores.

3. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Podemos apresentar a estrutura de um CLPdividida em três partes: entrada, processamento e saída.

Figura 4.1 – Estrutura de um CLP

Os sinais de entrada e saída dos CLPs podem ser digitais ou analógicos. Existem diversos tipos de módulos de entrada e saída que se adequam as necessidades do sistema a ser controlado.
Os módulos de entrada e saídas são compostos de grupos de bits, associados em conjunto de 8 bits (1 byte)ou conjunto de 16 bits, de acordo com o tipo da CPU.
As entradas analógicas são módulos conversores A/D, que convertem um sinal de entrada em um valor digital, normalmente de 12 bits (4096 combinações). As saídas analógicas são módulos conversores D/A, ou seja, um valor binário é transformado em um sinal analógico.

Os sinais dos sensores são aplicados às entradas do controlador e acada ciclo (varredura) todos esses sinais são lidos e transferidos para a unidade de memória interna denominada memória imagem de entrada. Estes sinais são associados entre si e aos sinais internos. Ao término do ciclo de varredura, os resultados são transferidos à memória imagem de saída e então aplicados aos terminais de saída.

Figura 4.2 – Ciclo de leitura e atualização dassaídas do CLP

4. TIPOS DE CLP
Podemos classificar os CLPs em dois grupos básicos:

a) CLPs compactos.
O conjunto de entradas e saídas de um PLC abrange todos os tipos de sinal que o PLC pode monitorar e acionar. Na prática, alguns CLPs chamados de compactos, possuem incorporados à CPU (ou "onboard") um conjunto reduzido de entradas e saídas, de maneira que possa...
tracking img