Gestao esportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão esportiva nos tempos de hoje

Grandes empresas do mundo esportivo deixam seus fãs desapontados devido à má administração de seus patrimônios.

O mundo esportivo com certeza ainda é um bom negocio. Atualmente as pessoas que sentam a frente de uma televisão e assistem a transmissão de uma copa do mundo, dos jogos olímpicos ou de uma corrida na formula 1 colocam seus corações junto com oscompetidores. O esporte envolve muito mais que meramente um meio de entretenimento, envolve paixão, patriotismo, tensão, expectativa e a esperança de ver seus atletas vencedores.

Entretanto os administradores das equipes e federações não sabem como aproveitar essas oportunidades, alguns até tentam, mas não conseguem fazê-la de forma competente.

O problema tende a se agravar cada vez mais,o mundo esportivo esta se conscientizando que é necessário um upgrade na parte administrativa. Uma das formas de se iniciar essa revolução é a instauração de uma gestão esportiva profissional, onde dividimos principalmente essa forma de gestão em três partes, mesmo sabendo que existem muitos outros pormenores que não poderemos explorar aqui. Deste modelo, figurando entres as principais a seremexploradas esta o marketing. Exemplos de empresas que utilizaram essa ferramenta no esporte existem em grandes quantidades, “o objetivo do marketing é ‘o gerenciamento da demanda’” (KOTLER, etal 2006). Ainda de acordo com o autor, o marketing identifica as necessidades e desejos dos clientes, especifica mercados-alvos e decide sobre os produtos e serviços da empresa.

Outro ponto de extremaimportância é a criação e consolidação de uma marca, ferramenta que é freqüentemente usada hoje em dia como referência a uma determinada empresa, sejam elas através de um nome, uma marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa (KAPFERER, 2004), ou seja, as pessoas acabam comprando a idéia da marca e não apenas um produto. Por exemplo, o publico não compra umachuteira para jogar futebol, e sim a ultima chuteira da Nike que o Ronaldinho usou.

Saindo um pouco da área de Marketing e entrando mais a fundo na parte da gestão esportiva chega-se ao questionamento: O que é mais importante para a gestão do clube? Acumular muitos atletas e talvez chegar a algum título ou maximizar os lucros do clube?

Em uma visão empresarial, o melhor é a lucratividade.Já em uma visão vinda da imprensa e de torcedores, o mais interessante são os títulos. Entretanto, para administrar uma mega empresa é necessário saber lidar com ambas as partes e administrar os aspectos negativos e positivos vindo delas. Saber lidar com empresas é saber lidar com pessoas e estas são complexas.

O que é visto hoje é um pouco diferente do esperado, a tendência é cada vez maishumanizar o trabalho. Segundo a pirâmide de Maslow as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, cada um tem que subir nessas escalas para atingir a sua auto-realização, ou seja, é de suma importância você estar bem com sua saúde, seu local de trabalho, seus problemas psicológicos para que você possa render cada vez mais e aumentar suaeficiência.

O gestor esportivo ideal é a pessoa que vai conseguir trazer o equilíbrio esperado, tanto na parte física do trabalho (local, limpeza, funcionários, atendimento) quanto na parte econômico-administrativa. Esta pessoa deve ser bem articulada, flexível e maleável na hora de negociar, mas o mesmo tempo ter paixão, prazer, sabedoria e lealdade. Ela deve transmitir essas idéias a sua equipe econseguir modificar a maneira de enxergar as coisas.

A visão desses lideres devem ser sempre para o futuro, trabalhando com a antecipação de fatos e com a solução de trade-offs, procurando insistentemente alcançar as metas e objetivos propostos.

Exemplos de má administrações existem aos montes, mas o que mais se aproxima da nossa realidade é o futebol estudos indicam que os clubes...
tracking img