Gestao educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO
DEMOCRÁTICA

“Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de
vida ou de morte, é preciso educar o medo e a
coragem.Medo e coragem de ousar.Medo e a coragem em
assumir a solidão de ser diferente.Medo e coragem de
romper com o velho.Medo e a coragem de construir o
novo”.
Madalena Freire

I – INTRODUÇÃO
1.1. O PROBLEMA E SUA IMPORTÂNCIA
O presentetrabalho tem como objetivo diagnosticar e analisar se a Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida da cidade de Ataléia, nos seus diferentes segmentos, têm autonomia e liberdade de ação, podendo as mesmas serem consideradas escolas democráticas.Por meio de pesquisa de campo será analisado se existe uma construção participativa da qualidade educacional na gestão da escola.
Em consonânciaa com os princípios humanistas que regem a Carta Magna brasileira, a Escola democrática foi instituída como ícone do processo educacional, transformadora da sociedade, promoveradora de cidadania, aptidões e competências, garantidora da qualidade de ensino que provesse ao indivíduo plena capacitação para vida pessoal, social e profissional.
Em outras palavras, a Carta Magna estabeleceu a“educação para a cidadania”, a qual, para Araújo (2005, p. 7), deve prover os indivíduos de instrumentos que permitam a plena realização da participação motivada e competente; visar a instrumentalização de pessoas para a participação motivada e competente na vida política e pública da sociedade; e o desenvolvimento de competências para “lidar com a diversidade e o conflito de idéias, com as influências dacultura, e com os sentimentos e emoções presentes nas relações do sujeito consigo mesmo e com o mundo a sua volta ”.
Assim, instala-se na educação brasileira, pelo menos em tese, o sistema de. educação “autônoma-cidadã, democraticamente gerida” (WITTMANN, 2000, p. 90). Por ser autônoma, essa escola deve se mostrar aberta, flexível, democrática, participativa, um espaço ao propósito da socializaçãoe interagir com a comunidade escolar: professores se comprometem com os resultados dos alunos; pais e mães são presentes; e alunos são valorizados e estimulados a aprender.
Nesse sistema, a escola. Já a descentralização se faz presente pela transferência à escola da responsabilidade por importantes decisões educativas, pela condução em conjunto com o Governo e outros setores da sociedade, dosdestinos da educação. Em suma, à escola democrática autônoma existe quando são transferidas a autoridade e responsabilidade pelas tomadas de decisões às escolas locais (MACHADO, 2000) .
Cabe ressaltar que a descentralização não é uma tendência restrita à Educação, nem tampouco, se limita ao contexto nacional. Trata-se de uma preocupação internacional e que vem acontecendo em quase todos ossetores. A visão universal é de que o poder de decisão deve ser delegado a quem lida com as questões, a quem conhece com maior propriedade a realidade sobre a qual se toma decisões. Ou seja:
A descentralização favorece a gestão com responsabilidade, na
medida em que envolve muito mais atores na decisão final dos resultados.
Propicia a quebra de colocar nos outros a culpa pelo fato de que as coisasnão vão bem. Num sistema educacional centralizado cada qual coloca no
outro a culpa do insucesso. Ninguém é responsável. Há uma sensação que
a educação vai al porque todos se sentem sem poder para fazer mudanças
que julgam necessárias. O diretor da escola culpa os professores, estes os
pais dos alunos, que por sua vez culpam o Ministério da Educação, que vai
jogar a culpa na situaçãosócio-econômica das famílias e vai se formando
uma cadeia que não termina nunca. Na medida em que esta situação é
rompida e se entrega a cada um responsabilidade compartilhada pelos
resultados, cada qual se sente comprometido com o que pode fazer para
reverter a situação (MACHADO, 2000, p. 4).

Assim, a autonomia da escola e a descentralização de sua gestão compreendem exigências do contexto...
tracking img