Gestao de Seguranca do Trabalho na Construcao Civil

Páginas: 15 (3528 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Camila Góis Cardoso¹
Karen Iwata Shiaku²
Naoki Kitano3
Leandro Roberto dos Santos4


RESUMO

A NR-18 é uma das principais Normas Regulamentadoras (NR’s), descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece “[...] diretrizes para implementar medidas de controle de segurança e sistemas preventivosnos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção”. O presente artigo aborda a segurança e saúde do trabalho, as principais questões referente à Construção Civil quanto aos acidentes de trabalho, evidenciando a gestão em Segurança do Trabalho e a OHSAS 18001.


Palavras-chave: Segurança do Trabalho, Construção Civil, Melhores práticas.

1. IntroduçãoDe acordo com Stefano (2008), os estudos e leis trabalhistas vêm sofrendo um constante processo de evolução, principalmente desde o início da revolução industrial, quando grupos sindicalistas começaram a se fortalecer e se comunicar.
Desde a sua implantação, as leis referentes à segurança do trabalho estão cada vez mais rigorosas e a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais é cada vezmenor. Mas para haver uma eficácia maior no combate a esses males, é necessária uma política de educação ao trabalhador, de modo que este passe a compreender, obedecer e cooperar com as normas pré-estabelecidas (STEFANO, 2008).
O SINDUSCON – SP (2009) informou que o Produto Interno Bruto - PIB da Construção Civil em 2009 girou em torno de 1% e a previsão até o final de 2010 é que alcance o índice de8,8%.

Figura 1 – Composição de Cadeia da Construção Civil. Fonte: ABRAMAT e FGV Projetos.

O estudo do DIESE (2009) mostra que o setor da Construção Civil tem sido de fundamental importância para a economia nacional. No ano de 2000, o setor foi responsável por 15,6% do Produto Interno Bruto - PIB nacional e empregou 3,63 milhões de pessoas. O estudo considera que a Construção Civil contribuide forma significativa para a taxa de investimento e para a geração do PIB brasileiro.
Vecchione & Ferraz (2009), afirmam que o processo de construção civil se diferencia dos demais processos industriais, pois as atividades são desenvolvidas sem a mínima utilização de tecnologias em seus processos, além da maioria das ferramentas utilizadas serem manuais. Outros fatores relevantes são: o fatoda cadeia produtiva não ter um responsável por todos os seus processos (pré-projeto, elaboração do projeto, no acompanhamento e/ou na execução; a terceirização de mão de obra e a falta de mão de obra qualificada.

2. Acidentes na Indústria da Construção Civil

A construção de edificações, segundo a Previdência Social, é o segundo setor com o maior número de mortes em acidentes dotrabalho no país, perdendo apenas para área de Transporte Rodoviário de Carga.
Em 2011, conforme o último levantamento do órgão federal, foram registrados 177 óbitos nos canteiros de obras espalhados pelo Brasil. O número é 28,26% maior do que o registrado no ano anterior, quando 138 profissionais morreram. Em 2010, o número de mortos era de 124, mais de 40% menor do que o apontado dois anosdepois.
O Serviço Social da Indústria – SESI, com relação ao perfil de mão de obra do setor da construção civil, desenvolveu o projeto “Projeto SESI na Construção Civil”, tendo como objetivo geral compreender as características e as dinâmicas do trabalho no setor, identificando estratégias e mecanismos de intervenção por parte do SESI. Os principais resultados desse Projeto são:

1)Baixa Qualificação:
- 72% dos trabalhadores pesquisados nunca frequentaram cursos e treinamentos;
- 80% possuem apenas o primeiro grau incompleto e 20% são completamente analfabetos.

2) Elevada rotatividade no setor:
- 56,5% têm menos de um ano na empresa;
- 47% estão no setor há menos de cinco anos.

3) Baixos salários:
- 50% dos trabalhadores ganham menos de dois salários mínimos;
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança do trabalho na construção civil
  • Construção civil e segurança do trabalho
  • Segurança no trabalho construção civil
  • Segurança do trabalho na construçao civil
  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança no trabalho na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!