Gestao de projectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Faculdade de Engenharia e tecnologias

Gestão de Projetos

Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular Gestão de Projetos, orientado pelo Doutor Alípio Paulo Cunha Aguiar

Ana Moura
José Sousa
João Silva
Simão Crespo

Janeiro 2013

Índice
Índice 2
Resumo 3
Gestão de projetos 4Definição de projeto 4
Stakeholders do projeto 5
As restrições do Projeto 7
Fatores de sucesso e insucesso dos projetos 8
Fatores de insucesso. 9
Curva do esforça 10
Ciclo de vida de um projeto 12
Planeamento do projeto 15
Planeamento e WorkBbreakdown Structure 15
Planeamento utilizando Pert 17
Planeamento e Alocação de Recursos 18
Parte prática 20
Projeto 20
WBS 201.Reunião com o cliente 22
2.Definir materiais: 22
3.Levantamento das dimensões 23
4. Contactar Fornecedores 27
5.Definir Preço da Pintura 28
6.Elaborar Proposta de Venda 28
Conclusão 29
Bibliografia 30

Resumo

Este trabalho tem como o objetivo dar-nos a perceber a real utilidade das ferramentas de gestão de projetos. 
Na parte teórica abordamos os vários conceitos lecionadosna disciplina ao longo do semestre, nomeadamente o conceito de um projeto e os seus intervenientes, o ciclo de vida de um projeto, o seu planeamento, onde está incluída a WBS e a execução e controlo desse projeto. 
Na parte prática, foi utilizado o Microsoft Project para a elaboração de um projeto real na área da construção civil, mais propriamente na área da pintura, fizemos um modelo de pinturade um interior de uma casa com vários compartimentos. O conteúdo deste projeto vai desde a reunião do cliente, onde se decidem quais as tintas a utilizar, material necessários, recursos necessários, estabelecimento da equipa de trabalho até à última fase de secagem e colocação dos móveis no lugar. 
Associando a teoria a prática conseguimos perceber que apesar de trabalhoso, a definição do projetoa sua divisão em tarefas mais curtas e de fácil controlo permitem ganhos que não seriam expectáveis sem uma gestão mais controlada.

Gestão de projetos

Definição de projeto

Segundo o PMI, um projeto é “um empreendimento temporário levado a efeito com o objetivo de produzir um produto ou serviço único”.
Pode-se considerar empreendimento como um conjunto de atividades únicas, complexase integradas, com um objetivo/propósito e que devem ser finalizadas num espaço de tempo determinado, com certa especificação e com um orçamento.
Analisando cada uma destas características, temos então um conjunto de atividades que devem ser baseadas em requisitos técnicos.
As condições de um dado projeto, só existem uma vez e não acontecerão mais. Cada vez que as atividades de um projeto serepetem, há sempre algum pormenor que irá ser diferente, tornando-o único. Estas modificações têm impacto no prazo e/ou no custo sendo um desafio para o gestor.
Sendo um conjunto de atividades interligadas, implica a existência de relações logicas entre as mesmas. Considera-se que as atividades são interligadas quando o input de uma se torna o output da seguinte.
Os projetos podem ter umobjetivo único, mas quando se tratam de projetos grandes, estes devem ser divididos em subprojectos, em que cada um terá um objetivo próprio.
Como cada projeto é único, as características que o distingue dos outros devem ser elaboradas progressivamente, ou seja, por passos, implicando que a elaboração dessas mesmas características devem ser coordenadas.
Todos os projetos têm de ter data de conclusão,esta pode ser imposta pelo cliente ou pela gestão. Um projeto chega ao seu fim quando os seus objetivos são alcançados ou quando se torna claro que os objetivos não podem ser alcançados e o projeto é cancelado.
Outra característica implícita no projeto, é que estes têm de ter sempre recursos limitados. Esses recursos podem ser ajustados ao longo do projeto, para o gestor estes são considerados...
tracking img