Gestao de projectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2008

PGGP – Projecto Final
Trabalhos de Grupo – Temas Propostos.

Fernando A. Pereira ISEG 6-Maio-2008

PGGP – Projecto Final

2

Avaliar a Compra de um Produto de Software. No âmbito do planeamento estratégico de SI/TI da empresa Têxteis da Ribeira foi decidido estudar a viabilidade de aquisição de um sistema ERP para, numa primeira fase, tratar de forma integrada as áreas deprodução e recursos humanos da organização. Partindo do pressuposto que a justificação do projecto (Caso de Negócio e Estudo de Viabilidade) estão concluídos e aprovados pela Administração da empresa, assuma o papel de Gestor de Projecto, procedendo ao planeamento do projecto para a selecção do software ERP a adquirir. A proposta deve conter:  Fundamentação do projecto;  Modelo para avaliação dosoftware a adquirir;  Planeamento do Projecto.

ISEG | PGGP

PGGP – Projecto Final

3

Migração de sistemas legados. A companhia de seguros SeguroTotal irá dar início a um processo plurianual que envolve a migração dos seus sistemas legados para um novo sistema consolidado que disponibiliza um interface comum e um ponto único de acesso aos sistemas de gestão de clientes da instituição. Nodecurso do processo de migração os sistemas legados serão progressivamente descontinuados à medida que os novos conjuntos de funcionalidades vão sendo disponibilizados. Como gestor responsável pela migração pede-se que planeie o projecto em causa tendo em atenção que um bom plano de migração deve:    Definir o conjunto de factores criticos de sucesso; Descrever a abordagem necessária à migração deutilizadores e das operações; Servir de base para: o A comunicação e o entendimento entre stakeholders; o A gestão eficiente dos recursos; o A gestão interna e externa do projecto; o Reduzir o risco e aumentar a probabilidade de sucesso da migração.

ISEG | PGGP

PGGP – Projecto Final

4

Desenvolvimento de um Caso de Negócio A BestCom é uma empresa de comunicações que fornece serviços derede fixa, móvel e internet, dispondo de uma base ampla de clientes residenciais e empresariais em Portugal Continental. Desde sempre a estratégia da organização baseou-se na prestação de serviços diferenciados e de qualidade aos seus clientes. O sucesso da estratégia seguida originou um crescimento rápido do volume de negócios e da base de clientes o que tem gerado alguns problemas ao nível dasatisfação dos clientes. Até agora a empresa baseou o seu serviço a clientes numa estrutura descentralizada de 5 escritórios (Lisboa, Porto, Norte Interior, Sul e Algarve) os quais prestam serviços personalizados aos clientes das diversas regiões do país estando dotados de grande autonomia e serviços de Help-Desk próprios. No último ano as queixas de clientes aumentaram mais de 5% o que começa a pôrem causa a reputação da companhia. Por outro lado um cada vez mais elevado volume de reclamações não é resolvido a contendo de ambas as partes havendo notícias de um fluxo crescente de clientes que optam por apresentar queixa à entidade reguladora das comunicações e à DECO. A razão desse aumento de insatisfação está identificado e prende-se sobretudo com:     Falta de comunicação entre osescritórios regionais; Falta de consistência nos níveis de serviço oferecidos pelos escritórios regionais; Inadequação do sistema de suporte ao relacionamento com o cliente; Incapacidade para seguir de forma eficaz os processos de reclamação em aberto;

Estando em discussão a possibilidade de resolver os problemas identificados através da criação de um Departamento de Serviço ao ClienteCentralizado, você foi designado Gestor do Projecto de Centralização do Help-Desk, devendo proceder à elaboração do Caso de Negócio que fundamente a tomada de decisão. O Caso de Negócio a apresentar deve obedecer à seguinte estrutura:      Sumário Executivo; Problema em Análise; Soluções Alternativas; Solução Recomendada; Plano Sucinto de Implementação.

ISEG | PGGP

PGGP – Projecto Final

5...
tracking img