Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O presente trabalho vem tratar a respeito da elaboração do plano de ação da empresa, onde o Gestor pode auxiliar as estratégias que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia a fim de beneficiar os seus funcionários e a própria organização.  

2. Desenvolvimento

A Estratégia de Recursos Humanos busca desenvolver o potencial das pessoas de forma que sejam capazes deseguir rumo à satisfação pessoal e profissional, as empresas estão inovando na oferta de benefícios para atrair e reter os funcionários, são ações que promovem qualidade de vida e elevam o grau de satisfação dos profissionais, ambientes atrativos e atenção às necessidades pessoais e não apenas profissionais, são aspectos cada vez mais valorizados. Pois dar-lhes razões para querer permanecer naempresa é um grande desafio nos dias atuais e devem se ajustar às necessidades dos profissionais.
Há varias empresas que já oferecem benefícios aos funcionários como:
Auxilio Saúde as empresas perceberam que esse benefício leva à motivação e permanência do funcionário, que é menos tentado a mudar de emprego. Além disso,  o clima interno na organização melhora.
O investimento emplano de saúde para funcionários muitas vezes é alto, mas esse é até um ponto positivo quando utilizado como parte da política de valorização da empresa. O plano de saúde é um sinal de respeito aos colaboradores.
Até mesmo nos momentos mais delicados, como a necessidade de demissões para reduzir o pessoal, o plano de saúde estendido por mais alguns meses depois do desligamento, pode ser umelemento que diminui o natural atrito dessas situações.
Para a pequena empresa ou pequeno empreendedor, o plano de saúde diminui o risco de surgir uma situação em que a doença de um colaborador pode abalar o funcionamento da empresa e até a relação com o empregador. Isto porque, na pequena empresa as relações são bastante pessoais e numa situação de emergência é esperado que o empregadorpreste socorro e ajuda ao funcionário. Nesse caso, os custos podem ser bem maiores do que um plano de saúde. A existência do benefício pode gerar até mais frequência a exames regulares e maiores cuidados com a saúde, vindo a beneficiar a empresa com a redução de faltas e afastamentos por doença.
O empreendedor deve tomar alguns cuidados ao oferecer plano de saúde aos funcionários. Apesar dissonão ser obrigatório, algumas categorias de trabalho já conseguiram esse benefício. O empreendedor pode decidir, definindo a operadora do plano de saúde e quanto será o subsídio da empresa para o plano de cada funcionário. Geralmente esse subsídio é de 30%, 70% ou 100%. É preciso definir também as condições para a cobertura de dependentes, se serão cônjuges e filhos e até que idade.
Éimportante que a política adotada seja clara, para evitar conflitos futuros. A adesão ao plano deve ser voluntária, o empregado deve manifestar sua vontade, aceitando o benefício, por escrito. Se o subsídio for parcial, o empregado deverá contribuir com alguma parte, que será descontada diretamente da folha de pagamento. Esse desconto também deve ser autorizado pelo funcionário por escrito.
Oempreendedor pode oferecer tipos de cobertura diferenciadas para cada grupo de funcionários. Planos sofisticados podem ser destinados aos profissionais mais qualificados ou com mais tempo de casa. Entretanto a diferença deve ser restrita ao tipo de acomodação hospitalar e não ao atendimento médico e exames clínicos, para que isso não seja visto como discriminação.
Plano de Carreira é um doscaminhos mais rápidos para chegar ao sucesso profissional, ao mesmo tempo em que, para a empresa: diminui riscos, rotatividade, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços e ganhos financeiros.
O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz....
tracking img