Gestao de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1538 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP FACULDADES
Roseane Monteiro de Lima RA 112934
Karina Fernandes Gasana RA 112833

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR 4TNG-LOG

GESTÃO DE ESTOQUES NO MERCADO DE TRABALHO

São Jose dos Campos
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................01

1 GESTÃO DE ESTOQUE PERANTE O MERCADO................01
1.1 Aplicabilidade dagestão de estoques no mercado..01
1.2 Nessecidade de espaço físico...................................02
1.3 Localização de depósitos..........................................03
1.4 Avaliação de estoques..............................................03
1.5 Curva ABC.................................................................04

2CONCLUSÃO..............................................................04

3 BIBLIOGRAFIA...........................................................05

Gestão de Estoques

INTRODUÇÃO


As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos. A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva daempresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais. O processo de administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização. Os processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no própriosetor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes.

1 A GESTÃO DE ESTOQUES PERANTE O MERCADO

Escolhemos a disciplina Gerenciamento de estoque pois é uma atividade muito importante na área de logística e é um processo fundamental em uma empresa hoje em dia.

1.1APLICABILIDADE DA GESTÃO DE ESTOQUE NO MERCADO

Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É muito difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em muitos casos são necessários à utilização de grande espaço físico. Pode-seminimizar esse espaço, fazendo com que o estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem.

Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes, ou seja, utilizando-se o máximo que o responsável pelo frete consegue lhe trazer você estaria economizando custos com esse serviço.

Muitasempresas, porém, nos dias atuais, estão evitando as necessidades de estoques, aplicando a filosofia JUST-IN-TIME. Entretanto é muito importante que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda, caso contrário tal método não funciona.

Caso exista a necessidade de armazenar matérias é muitoimportante e até preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de mercadorias podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma.
 

1.2 NECESSIDADES DE ESPAÇO FÍSICO 

Se as demandas forem todas conhecidas com exatidão, e as mercadorias puderem ser fornecidas instantaneamente, não há necessidade para manter espaço físico para estoque. Porém isso não costumaocorrer com freqüência por diversos motivos: demanda variável, atraso nos fornecimentos, marketing, etc.

Pode-se reduzir os custos de armazenagem utilizando como base quatro razões básicas: 

1 – REDUZIR CUSTOS DE TRANSPORTE E PRODUÇÃO – A estocagem de produtos, tende a reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem.

2 – COORDENAÇÃO DE SUPRIMENTO E...
tracking img