Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O neoliberalismo opera assim como uma forte ideologia, capaz de justificar os interesses de uma parcela de agentes econômicos que detém um significativo volume de capital em busca de mercados eaplicações lucrativas, independentemente dos efeitos que esses movimentos de capitais possam ocasionar no que se refere à negação da cidadania e do bem viver coletivo.

Sua principal função, segundo osideais neoliberais nada mais é que manter a ordem e garantir o cumprimento das leis. A preservação da liberdade de cada cidadão, os direitos sociais e ao livro comércio são essenciais para que cadaindivíduo possa realizar-se dentro de suas potencialidades.

O neoliberalismo prega uma política que ao ditar as regras da dominação capitalista sobre o Estado, tende a não se responsabilizar de suasobrigações no que tange a garantia dos direitos sociais ao cidadão.

Para eles, quando o governo enxuga os gastos com políticas sociais e obras públicas, tende a diminuir os impostos e estimulam asatividades produtivas. Por isso, uma economia de livre mercado onde sem as pressões do Estado a produção se eleva e, consequentemente gera-se emprego e renda, o que diminuiria sensivelmente os gastoscom bens e serviços públicos.

Segundo este ideal a atuação do Estado atuação se transfigura através de programas de solidariedade que mobilizam recursos empresariais e da própria sociedade paraimplementar políticas que atendam precariamente as necessidades da população. Esta de forma focalizada se dirige apenas a uma pequena parcela de pessoas que se sente agradecida pela "solidariedade" doEstado. Para os neoliberais, as políticas públicas sociais são ações do Estado na tentativa de regular os desequilíbrios gerados pelo desenvolvimento da acumulação capitalista, são consideradas um dosmaiores entraves a este mesmo desenvolvimento e responsáveis, em grande medida, pela crise que atravessa a sociedade. A intervenção do Estado constituiria uma ameaça aos interesses e liberdades...
tracking img