Achegar se a deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 31
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”

UM SORRISO do filhinho recém-nascido enche os pais de alegria. Às vezes, eles chegam bem pertinho dele, falando com ternura e sorrindo entusiasmados. Esperam uma reação. E ela logo vem: formam-se covinhas nas bochechas do bebê, seus lábios se curvam e surge um lindo sorriso. Aquele sorriso expressa afeição de um jeito todo especial. Obebê está começando a aprender com os pais a expressar amor.

2 O sorriso do bebê nos faz lembrar de algo importante a respeito da natureza humana: quando recebemos amor, nossa reação natural é amar. Foi assim que fomos criados. (Salmo 22:9) À medida que crescemos, vamos desenvolvendo nossa capacidade de reagir ao amor. Você talvez se lembre de quando era criança e de como seus pais, parentese amigos expressavam amor por você. A afeição se arraigou no seu coração, cresceu e deu frutos: você passou a demonstrar amor também. Será que acontece algo similar no seu relacionamento com Jeová Deus?

3 A Bíblia diz: “Quanto a nós, amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19) A matéria das Seções 1 a 3 deste livro lembrou você que Jeová Deus, de forma amorosa, exerceu poder, justiçae sabedoria em seu benefício. E na Seção 4, viu que ele expressou Seu amor diretamente à humanidade — e a você pessoalmente — de modos notáveis. Mas surge uma questão. De certa forma, esta é a pergunta mais importante que você pode fazer a si mesmo: “Como posso corresponder ao amor de Jeová?”

O que significa amar a Deus

4 Jeová, o Originador do amor, sabe muito bem que essa qualidade tem odom de revelar o que há de melhor nas pessoas. Assim, apesar da constante rebeldia da humanidade infiel, ele sempre teve confiança que alguns humanos corresponderiam ao seu amor. E, de fato, milhões corresponderam. Infelizmente, porém, as religiões deste mundo corrupto deixaram as pessoas confusas sobre o que significa amar a Deus. Muitas pessoas dizem que o amam, mas parecem achar que se trataapenas de um sentimento que se expressa em palavras. O amor a Deus talvez comece dessa forma, assim como o amor do bebê pelos pais se manifesta inicialmente por meio de um sorriso. Mas no caso dos adultos, o amor envolve mais coisas.

5 Jeová explica o que significa amá-lo. Sua Palavra diz: “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos.” Assim, o amor a Deus precisaser expresso em ações. É verdade que muitas pessoas não acham agradável a idéia de ter de obedecer. Mas o mesmo versículo bondosamente esclarece: “Contudo, os . . . mandamentos [de Deus] não são pesados.” (1 João 5:3) O objetivo das leis e dos princípios de Jeová não é nos oprimir, mas nos beneficiar. (Isaías 48:17, 18) A Palavra de Deus está cheia de princípios que ajudam a nos achegarmos mais aele. Como? Examinemos três aspectos de nosso relacionamento com Deus: comunicação, adoração e imitação.

Comunicação com Jeová

6 O Capítulo 1 começa com a pergunta: “Consegue se imaginar conversando com Deus?” Vimos que essa não é uma idéia sem cabimento. De fato, Moisés conversou com Jeová. E nós? Atualmente, Ele não envia anjos para conversar com humanos. Mas ainda tem meios excelentes dese comunicar conosco. Como podemos escutar a Jeová?

7 Visto que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, escutamos a Jeová quando lemos sua Palavra, a Bíblia. (2 Timóteo 3:16) O salmista incentivou os servos de Deus a fazer essa leitura “dia e noite”. (Salmo 1:1, 2) Isso exige esforço considerável da nossa parte. Mas vale a pena! Como vimos no Capítulo 18, a Bíblia é como uma carta valiosa denosso Pai celestial. Assim, não devemos encarar a leitura dela como uma obrigação. Devemos dar vida ao que lemos nas Escrituras. Como se faz isso?

8 Visualize o relato bíblico à medida que lê. Procure encarar os personagens bíblicos como pessoas reais. Tente entender a formação, as circunstâncias e as motivações deles. Daí, analise bem o que lê, fazendo perguntas como: “O que esse relato...
tracking img