Gestao de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Administração

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Gestão do Conhecimento
Prof. EAD: Profª. Me. Rodrigo Rodrigues
Professor tutor presencial: René Mansueli

Angela Aguilera Affonso Ra:
Eirini Tzinieri Ra:
Marianna Panagiota Tzinieri Ra:
Elaine Cristina Vergueiro Ra:
Kellen RobertaFerreira Ra:

São José dos Campos - SP
06 de junho de 2012
Angela Aguilera Affonso Ra:
Eirini Tzinieri Ra:
Marianna Panagiota Tzinieri Ra:
Elaine Cristina Vergueiro Ra:
Kellen Roberta Ferreira Ra:

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Técnicas de Negociação
Prof. EAD: Profª. Me. Rodrigo Rodrigues
Professor tutorpresencial: René Mansueli

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Administração da Universidade Anhanguera- Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão do Conhecimento para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sumário

1º Introdução 4
2º Definições de Gestão do Conhecimento 5
3º Como favorecer a criação do Conhecimento 74º Benchmarking sobre o Conceito de Gestão do Conhecimento 9
5º Desenvolvimento sobre a Gestão do Conhecimento 11
6º Considerações finais 14
7º Referências bibliográficas 15

Introdução
A criação e implantação de processos que geram, armazenam, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como “capitalintelectual”, “capital humano”, “capacidade inovadora”, “ativos intangíveis”, ou “inteligência empresarial”, já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.
Ou seja, gestão do conhecimento seria a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pelo monitoramento constante dos ambientes interno e externo (mercado, cadeia de valor, etc...).Também temos a questão da necessidade de adequação às novas exigências do mercado global “altamente competitivo”.
Assim, todas as decisões devem ser tomadas levando-se em conta essa nova realidade. Investimentos em tecnologia, cortes de custos, demissões de funcionários, redução de salários e benefícios, tudo deve ser feito para aumentar à competitividade da empresa, do contrário ela será engolidapela globalização.
Na nova economia, as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade, têm que se moldar às novas situações, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais.
Por outro lado, as empresas por muito tempo subestimaram o valor do conhecimento deseus funcionários. Hoje se sabe que a soma desse conhecimento tem valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle, e acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo.
Somente empresas atentas ao seu Capital Humano, conseguem reter talentos e motivá-los a utilizar seu conhecimento em benefício de ambos.


Definições de Gestão do Conhecimento

Atualmente, em ummercado competitivo, as empresas buscam a todo tempo, maneiras de sobreviver a este cenário mercadológico como também de se diferenciar em seus serviços e/ou produtos oferecidos. Passam então, a articular novas propostas de gestão, dentre elas a gestão do conhecimento e a gestão da informação.
O conceito de gestão do conhecimento e de gestão da informação é visto sob óticas diferenciadas, comoveremos nas colocações dos autores a seguir.
Segundo Davenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações.
Já para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Na...
tracking img