gestao conhecimento

Páginas: 14 (3261 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Gestão do Conhecimento

*Definição: é uma tentativa sistemática de criar, reunir, distribuir e usar conhecimento.
*Definição de inovação: conjunto amplo de intervenções deciçoes e processos , com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, idéias culturas, conteúdos, modelos e praticas.
*Conhecimento: é a máxima utilização de informações e dadosacoplados ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivação.
Ativos intangíveis = conhecimento = capital intelectual
Os componentes para transformar uma organização em uma organização que aprende, por Peter Senge.
1. Domínio pessoas
2. Modelos mentais
3. Visão compartilhada
4. Aprendizado em equipe
5. Pensamento sistêmico

Capital intelectual:
- Capitalhumano: conhecimento na cabeça dos colaboradores
- Capital em clientes: valor dos relacionamentos que a empresa mantem com as pessoas e as organizações com as quais negocia. É medido em fatia de mercado, índice de fidelização de clientes , lucro etc...
- Capital estrutural: conhecimento retido dentro da organizaçao , pertence a todos, portanto, pode ser retido e compartilhado.

Formas doconhecimento

-Conhecimento explicito: conhecimento facilmente comunicável, registrável em livros revistas, artigos e documentos de modo geral. É fácil de articular, manipular e transmitir. Modo dominante de conhecimento na tradição ocidental.
-Conhecimento tácito : é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas , obtido através da experiência que cada um adquiriu ao longo de sua vida. Oconhecimento tácito é pessoal, sensível ao contexto, por isso difícil de formalizar e comunicar.
O conhecimento é a base do conhecimento explicito, um não existe sem o outro, mas o conhecimento tácito e o mais valioso.

Os quatro processos de transformação do conhecimento
A formação do conhecimento organizacional é uma formação continua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o explicito.Novos ciclos aprofundam o processo e geram inovações. As conversões de conhecimento explicito-tacito classificam-se nas seguintes categorias, nessa ordem, segundo modelo de Nonaka e Takeuchi.

S – Socialização: conversão do conhecimento tácito para tácito
A Socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, na forma de modelos mentaise habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode desenvolver conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. A socialização esta ligada ao aprender pelo exemplo, pelo aprender fazendo, através da observação, imitação e pratica.

E – Externalização: conversão do conhecimento tácito para explícito
A Externalização é um processo de articulação do conhecimentotácito em termos explícitos, que pode ser definida também como um processo de criação de um conceito novo. É considerada como o processo de conversão mais importante no modelo, porque está diretamente associada ao aparecimento de um novo conceito, germe da inovação.
Para o desenvolvimento de um novo conceito, quando a expressão diretamente por meio da linguagem se mostra insuficiente, utilizam-se,esboços, representação por gestos, metáforas, analogias, modelos e até linguagem gestual.
Na etapa de Externalização, emergem as hipóteses que irão motivar diálogos e uma espécie de reflexão coletiva

C – Combinação: conversão do conhecimento explícito para conhecimento explícito
A Combinação corresponde a um processo de sistematização de conceitos face a um sistema de conhecimentopreexistente. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. Os indivíduos trocam e combinam conceitos por meio de documentos, reuniões, conversas diretas ou redes de comunicação. Há reconfiguração das informações existentes por meio da classificação, do acréscimo, da categorização do conhecimento explícito (como realizado em bancos de dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!