Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 COLETA SELETIVA DO LIXO URNBANO 4
2.1 COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS 6
2.1.1AGRICULTURA FAMILIAR.................................................................................6
2.1.1.1 DESENVOLVIMENTO E IMPACTOS AMBIENTAIS 6
2.1.1.1.1 COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS PARA PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO NA PEQUENA PROPRIEDADE 7

3 LISTA DEFIGURAS.................................................................................................9
3.1 RECICLAGEM +COMPOSTAGEM......................................................................9

4 CONCLUSÃO .........................................................................................................10REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



1 INTRODUÇÃO
Neste estudo serão abordados temas como coleta seletiva do lixo urbano e métodos de reciclagem do mesmo, trazendo o leitor a uma proximidade à realidade local relacionada à questão e gestão ambiental. Analisa também a viabilidade do uso da compostagem na produção agrícola familiar como diferencial produtivo, assim gerando renda egarantindo a sustentabilidade ambiental. A produção do município é sustentada pela agricultura familiar convencional. Pequenos e médios agricultores são a maioria neste ambiente rural. Nela encontramos condições de pobreza do produtor, a desarticulação institucional, que não favorece a estruturação da cadeia produtiva, e a agressão ao meio ambiente por meio da utilização indiscriminada de produtostóxicos na lavoura. Assim sendo, a compostagem de resíduos surge como uma possibilidade de incremento de renda para os agricultores familiares que buscam um diferencial produtivo que alia sustentabilidade ambiental e qualidade de vida. Logo podendo ser fonte de transformação do campo com consequências diretas para todo o município.



2 COLETA SELETIVA DO LIXO URBANODefinição

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coletaseletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo, ganhando um destino apropriado para que não haja a poluição do meio ambiente.

Oslixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Através de uma conscientização emudança nos hábitos na hora de separar o lixo, pode gerar empregos e economia para as empresas, e também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos eONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%....
tracking img