Gestao administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ORGANIZAÇÃO

1. Conceito de Organização

Segundo Lacombe, podemos definir organização, como um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada a fim de atingir objetivos comuns. Incluem-se nesta definição empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidos políticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizaçõesnão-governamentais etc. Por meio de uma organização, torna-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
Para Chiavenato (1999), a organização pode ser entendida como uma entidade social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada, sendo entidade social porque é constituída por pessoas, é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançarobjetivos, é deliberadamente estruturada pelo fato que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Dentro deste ponto de vista, o autor afirma que as organizações podem ser visualizadas sob dois aspectos distintos: a organização formal e a organização informal.

2. Organização Formal e Informal

Conforme dito anteriormente as organizações podem serformais e informais, e podem existir como entidades independentes.

1. Organização Formal

Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuaisde organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.
• Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc.
• A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas.
• Os objetivos e os planos definidos para alcançá-losadequadamente.
• A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.
2. Organização Informal

A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamenteentre as pessoas que ocupam posições na organização formal.
Em outras palavras, a organização informal compõe-se de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. Envolve uma complicada trama de processos espontâneos relativos ao campo comportamental que surge,desenvolve-se e predomina sobre as relações que teoricamente são formais. As principais características da organização informal são:
• Grupos informais que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e a identificação entre as pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, "panelas" etc.
• Atitudes e comportamentos que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis aspráticas administrativas.
• Normas de trabalho que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostas a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização.
• Padrões de liderança que podem conferir autoridade informal e certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal.3. A organização e seu ambiente

Nenhuma organização esta isolada, mas inserida em um ambiente externo que atua sobre ela e sobre o qual ela também age. Ao elaborar seus planos, a empresa considera o ambiente em que esta inserida e, em muitos casos, procura atuar sobre esse ambiente para modificá-lo a seu favor. Isso caracteriza as organizações como sistemas abertos. Um...
tracking img