Vpn - virtual private network

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VPN  –  Virtual  Private   Network
Segurança e Auditoria de Sistemas Prof. Luís Carlos Levada

VPN  –  Virtual  Private  Network
O que é?
É uma rede virtual que permite a conexão entre duas ou mais redes a partir de um canal público de comunicação de forma segura. As Virtual Private Networks ou Redes Privadas Virtuais transmite os dados criptografados entre as redes garantindo aprivacidade, por isso o Private e Virtual indica que as máquinas conectadas na rede não fazem, necessariamente, parte do meio físico. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações. Quando implementados certos, estes protocolos garantem comunicações seguras através de redesinseguras.

VPN  –  Virtual  Private  Network
*OBS: Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras são distribuídas no mercado. Adverte-se os usuários para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs. Por si só, o rótulo VPN é apenas uma ferramenta de marketing.

VPN  –  Virtual  Private  NetworkComo Funciona?
Abaixo, são apresentadas as três aplicações ditas mais importantes para as VPNs. •  ACESSO REMOTO VIA INTERNET; •  CONEXÃO DE LANS VIA INTERNET; •  CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET;

VPN  –  Virtual  Private  Network
Como Funciona?
•  ACESSO REMOTO VIA INTERNET; O acesso remoto a redes corporativas através da Internet pode ser viabilizado com a VPN através da ligação locala algum provedor de acesso (Internet Service Provider - ISP). A estação remota disca para o provedor de acesso, conectando-se à Internet e o software de VPN cria uma rede virtual privada entre o usuário remoto e o servidor de VPN corporativo através da Internet.

VPN  –  Virtual  Private  Network
Como Funciona?
•  ACESSO REMOTO VIA INTERNET;

VPN  –  Virtual  Private  Network
ComoFunciona?
•  CONEXÃO DE LANS VIA INTERNET Uma solução que substitui as conexões entre LANs através de circuitos dedicados de longa distância é a utilização de circuitos dedicados locais interligando-as à Internet. O software de VPN assegura esta interconexão formando a WAN corporativa. A depender das aplicações também, pode-se optar pela utilização de circuitos discados em uma das pontas, devendo aLAN corporativa estar, preferencialmente, conectada à Internet via circuito dedicado local ficando disponível 24 horas por dia para eventuais tráfegos provenientes da VPN.

VPN  –  Virtual  Private  Network
Como Funciona?
•  CONEXÃO DE LANS VIA INTERNET

VPN  –  Virtual  Private  Network
Como Funciona?
•  CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET Algumas organizações mantem dadosconfidenciais cujo acesso é restrito a um pequeno grupo de usuários. Nestas situações, redes locais departamentais são implementadas fisicamente separadas da LAN corporativa. Apesar da “confidencialidade” isto pode gerar problemas de acesso. As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos indesejados através da inserção de um servidor VPN entre elas. Observe que o servidor VPNnão irá atuar como um roteador entre a rede departamental e o resto da rede corporativa uma vez que o roteador possibilitaria a conexão entre as duas redes permitindo o acesso de qualquer usuário à rede departamental sensitiva. Com o uso da VPN o administrador da rede pode definir quais usuários estarão credenciados a atravessar o servidor VPN e acessar os recursos da rede departamental restrita. VPN  –  Virtual  Private  Network
Como Funciona?
•  CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET
Adicionalmente, toda comunicação ao longo da VPN pode ser criptografada assegurando a "confidencialidade" das informações. Os demais usuários não credenciados sequer enxergarão a rede departamental.

VPN  –  Virtual  Private  Network
Requisitos Básicos
A VPN deve dispor de recursos para...
tracking img