Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Gestalt, palavra alemã sem tradução exata para o português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar o que vemos. A palavra Gestalt tem o significado “(...) de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos”.

“Basicamente a Psicologia da Gestalt afirma que as partesnunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes.”

O movimento gestáltico surgiu entre 1930 e 1940. Considera-se Von Ehrenfels, filósofo vienense de fins do século XIX foi o percursos da psicologia Gestalt, embora tenha sido bastante influenciado pelas obras de diversos pensadores como: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967),Kurt Kofka (1886-1941) e Kurt Goldstein (1878-1965).
De acordo com a gesltat, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. O importante é perceber a forma por ela mesma; vê-la como “todos” estruturados, resultados de relações.

A Gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenômeno d percepção. Segundo esta teoria o que acontece no cérebro não éidêntico ao que acontece n retina. A excitação cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. A primeira sensação já é de forma global e unificada.

O postulado da Gestalt no que se refere as relações psicofisiológicas pode ser definido como: todo processo consciente, toda forma psicologicamente percebida, está estreitamente relacionada com as forças integradoras do processo fisiológicocerebral. A hipótese da Gestalt para explicar a origem dessas forças integradoras, é atribuir ao sistema nervoso central, um dinamismo auto-regulador que, à procura de sua própria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados.

Essas organizações, originárias da estrutura cerebral, são espontâneas, independente da nossa vontade.

ANTECEDENTES

A Gestalt surgiuna Alemanha como mais um protesto contra a psicologia Wundtiana, assim como o behaviorismo, que contrapunha também o Titchener e o funcionalismo. A base dessa posição foi a obra do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), este influenciou a psicologia graças à sua ênfase na unidade de um ato perceptivo. Segundo Kant, a percepção é uma organização ativa dos elementos sensoriais numa experiênciacoerente.

O psicólogo Franz Brentano (1838-1917), da Universidade de Viena, propôs que a psicologia estudasse o processo ou ato da experiência, tornando-se assim um precursor do movimento gestaltista formal.

Ernst Mach (1839-1916), professor de física da Universidade de Praga, afirmava que nossa percepção visual ou auditiva de um objeto não muda mesmo que modifiquemos nossa orientaçãoespacial com relação a ele. Estas ideias foram ampliadas quando Christian von Ehrenfels (1859-1923) sugeriu que há qualidades da experiência que não podem ser explicadas em termos de combinações de sensações. Ele denominou essas qualidades de Gestalt qualitäten (qualidades de forma), percepções baseadas em algo que vai além das sensações individuais. Max Wertheimer observou que o impulso maisimportante para o movimento da Gestalt veio da obra de Ehrenfels.

William James também foi percurso da Gestalt. Ele considerava os elementos da consciência abstrações artificiais e enfatizou que vemos objetos com um todo, e não como feixes de sensações.

Outros principais fundadores da psicologia da Gestalt, Kurt Kofka e Wolfgang Köhler, tomaram contato com o trabalho de James quando foram alunosde Stumpf.

O movimento formal conhecido como psicologia da Gestatl surgiu de um a pesquisa feita em 1910 por Max Wertheimer. O problema da pesquisa, em que Kofka e Köhler serviram de sujeitos, envolvia a percepção do movimento aparente, isto é, a percepção do movimento quando nenhum movimento físico real tinha acontecido. Wertheimer projetou luz com ajuda de equipamentos, onde dependendo...
tracking img