Fisica aplicada na arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FISICA APLICADA NA ARQUITETURA – 2º PÉRIODO
RESPOSTAS DO QUESTIONARIO DA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA.

COMPONENTES: Luciane da Mata, Samara Oliveira e Vanessa Silveira

1 ) Som: É tudo aquiloque se resulta de uma propagação que seja capaz de sensibilizar o ouvido do ser humano. Tecnicamente, o som é uma corrente longitudinal de ondas que se propagam como arco ou semicírculo a partir de umafrente de compressão mecânica .Essa corrente que se propaga apenas pelo ar ou por meios físicos materiais capazes de se deformar, comprimir, vibrar ou variar no momento em que for produzido. Ou seja,o som é uma onda mecânica.
2) A onda mecânica, para ser ouvida, deve ter sua frequência compreendida entre 20hz e 20000hz, aproximadamente (humanos). Se a frequência da onda mecânica é superior a20000hz, a onda se diz ultra-som (morcegos) e se for inferior a 20hz se diz infra-som (elefantes).
3) As ondas podem ser de duas naturezas:
Ondas mecânicas: são constituídas por impulsos mecânicosque se transmitem por meio de vibrações das partículas que constituem o meio. Observemos que as ondas mecânicas requerem a presença do meio material para se transmitirem. Daí a razão pela qual as ondasmecânicas não se propagam no vácuo. As ondas mecânicas transportam uma energia mecânica de vibração que se apresenta na forma de energia potencial e de energia cinética.
Ondas eletromagnéticas: sãoas constituídas por dois campos perpendiculares entre si, um elétrico e um magnético, variáveis com o tempo e com a posição perpendiculares â direção de propagação da onda. As ondas eletromagnéticaspropagam-se em alguns meios materiais e também no vácuo. São exemplos as ondas de radio e TV, microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios –X .
4) Intensidade Sonora: É a qualidade quepermite a um ouvido distinguir um som fraco de um som forte.
Som fraco = pequena intensidade / Som forte = grande intensidade
Timbre: É a qualidade que permite distinguir sons da mesma altura e...
tracking img