Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestalt

O que significa a palavra Gestalt?
Muita gente acha que é o sobrenome de algum psicólogo que teria fundado o movimento. Na verdade, é uma palavra de origem germânica quesignifica “forma” ou “figura”. Outros nomes pra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt“.
A Gestalt ou psicologia da forma surgiu no início do séculoXX. Trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade.
supersoma : não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes:"(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias

transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, aforma é que sobressai: as letras r, o, s, a não constituem apenas uma palavra em nossas mentes: “(...) evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas àsletras”.


Quem fundou o Gestaltismo?

O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels , mas o verdadeiro pai daGestalt foi Max Wertheimer, ele era um psicólogo de origem tcheca. Era músico. Inicialmente estudou Direito, mas optou pela Psicologia.
Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimentodo Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciada por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang von Goethe.

setefundamentos básicos

Essas leis ou fundamentos é O CELEBRO BUSCANDO UMA FORMA DE COMPREENDER, ou seja, os elementos são agruados de acordo com as características que possuem entre sí , como :Segregação – Ato ou efeito de” separar ”ou “ desassociar ” formas , imagens etc.
Semelhança - ato ou efeito de “juntar “ imagens ou formas parecidas . Os semelhantes se agrupam entre sí ....
tracking img