Gergre

525 palavras 3 páginas
Barroco
O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e inicio dos anos 1700, estende-se à musica, pintura escultura e arquitetura da época. O barroco também é chamado de Seiscentismo, por ter sido a estética dominante nos anos 1600. Em Portugal teve inicio em 1580com a unificação da Península Ibérica, o que resultou na forte influência espanhola em todas as atividades. O Seiscentismo ou Barroco se estendeu até 1756, ano da fundação da Arcádia Lusitana.
Momento Histórico
Seus primeiros 25 anos constituiu o período áureo de Portugal.
Em 1578, alimentando o sonho megalomaníaco de transformar Portugal novamente num grande império.
O mais ilustre sebastianista foi sem dúvida o Padre Antônio Vieira, que aproveitou a crença manifestada nas ‘’trovas’’ de um sapateiro chamado Gonçalo Anes Bandarra.
Características do barroco
O estilo barroco nasceu da crise dos valores renascentistas, ocasionadas pelas lutas religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente. Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus, o pecado e o perdão, a religiosidade medieva e o paganismo.
Denominações do barroco
Gongorismo,Marianismo, Eufuísmo, Preciosismo, Silesianismo.
Padre Antônio Vieira ‘’ cada um é as suas ações, e não outra coisa’’
‘’ o seu raciocínio era dedutivo, severamente casuístico, mas sempre em marcha da periferia para o centro, até assaltar o ouvinte, tocando-o no ponto sensível, alvo da sua doutrinação.
Vieira nasceu em Lisboa, em 1608. Com sete anos veio para a Bahia, ingressando na Companhia de Jesus em 1623. Politicamente, Vieira tinha contra si a pequena burguesia cristã, por defender o capitalismo judaico e os cristãos-novos; os pequenos ;comerciante, por defender um monopólio comercial; os administradores e colonos, por defender os índios.
Por suas posições, principalmente s defesa dos cristãos-novos,

Relacionados

  • Só sei que nada sei
    263 palavras | 2 páginas