Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 166 (41394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS - BAURU

DEIZE GULINELLI

A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA RETROSPECTIVA DOS JOGOS TRADICIONAIS

BAURU 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS - BAURU

DEIZE GULINELLI

A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMARETROSPECTIVA DOS JOGOS TRADICIONAIS

Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, como prérequisito para obtenção de Licenciatura em Pedagogia, orientado pela Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Monteiro Kobayashi.

BAURU 2008

DEIZE GULINELLI A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
UMA RETROSPECTIVA DOS JOGOSTRADICIONAIS

TCC submetido à Comissão Examinadora designada pelo Curso de Graduação em 28/11/2008 como requisito para obtenção do grau de Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Instituição: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Bauru Assinatura: Nome: Prof.ª Dr.a Thaís Cristina Rodrigues Tezani Instituição: Universidade EstadualPaulista “Júlio de Mesquita Filho” - Bauru Assinatura:

Nome: Prof.ª Ms. Sirlei Sebastiana Polidoro Campos Instituição: Secretaria Municipal de Educação – Bauru Assinatura:

Data de aprovação:___de _____de 2008.

Aos meus pais, meus irmãos e meus amigos que em todos os momentos me fizeram sentir capaz de vencer.

Agradeço primeiramente e principalmente a Deus pela minha vida e por suaimensa ajuda em todos os momentos. Aos meus pais Nilton e Neuza pelo exemplo de amor, dedicação, perseverança e fé, Aos meus irmãos Marcello (Jane e Lucca Giuseppe), Samuel e Elaine pela grande união e pelos momentos de alegria que passamos juntos. À Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, pelo esforço, dedicação e compreensão oferecidos durante todos os momentos de execução desse estudo.Aos meus familiares e amigos pelo grande apoio e incentivo dispensados durante essa jornada. Às amigas de curso. Em especial, a Yaeko, Solange, Bruna, Vanessa e Lôyde. Que durante o trajeto do curso ofereceram muita atenção, dedicação e carinho. À todos os professores que passaram por minha vida e deixaram exemplo de Educação. Às professoras mestres Thaís e Sirlei, pela avaliação ao meu trabalho. Àescola estadual, a direção, às professoras e toda a equipe escolar que nos receberam com toda disposição para que nossa pesquisa fosse realizada. Bem como às crianças, que contribuíram com a realização deste trabalho de conclusão de curso.

Chegamos, filho. É aqui. Prepare-se. Aqui você Vai descobrir um vale encantado vai chegar na caverna misteriosa e vai conhecer o estranho laboratório docientista louco. E eu queria lhe dizer uma coisa. Não esqueça, filho. Uma rosa não é uma rosa. Uma rosa é o amanhã, uma mulher o canto de um homem. Uma rosa é uma invenção sua. O mundo é uma invenção sua. Você lhe dá sentido. Você o faz bonito. Você o cobre de cores. Um brinquedo, o que é um brinquedo? duas ou três partes de plástico, de lata... Uma matéria fria, Sem alegria, sem História... Mas nãoé isso, não é, Filho? Porque você lhe dá vida, Você faz ele voar, viajar... Vamos, filho. Sabe que lugar é esse? É um lugar de sonhos. Uma casa de brinquedos. Vamos entrar. Fernando Faro

RESUMO
Essa pesquisa é fruto da nossa inquietação quanto à presença das brincadeiras e jogos tradicionais no universo lúdico infantil atualmente. Buscamos informações para responder às nossas indagaçõesestruturando nosso trabalho em quatro etapas: levantamento de referencial teórico sobre o tema, coleta de dados em instituição escolar, análise dos dados coletados, organização e estruturação do material para a redação final apresentados nessa pesquisa. O levantamento referencial foi realizado por meio de impresso e eletrônico sobre a história da infância, a importância do brincar, sua relação com o...
tracking img