Gerenciamento de rotina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO CARUARU/PE







DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEMA: GERENCIAMENTO DE ROTINA





Trabalho apresentado ao Professor(a)/Tutor Presencial: Wila Santos

















Caruaru, setembro 2010.

RESUMO

Gerenciamento de Rotina: esta ferramenta conduz à prática do melhoramento contínuo da qualidade naorganização, integrando principalmente ações de:

Manutenção - cumprimento de resultados padrões e ações corretivas sobre as causas do processo quando detectados desvios.

Melhorias - mudança dos padrões para busca de resultados ainda não alcançados.

O Gerenciamento da Rotina deve ser praticado a nível individual, indo desde o presidente até um executor de linha. Entretanto, espera-se ummelhor aproveitamento dos níveis designados por "unidade gerencial básica", que tendem as características e perfis de uma organização.

A condução eficiente do gerenciamento da rotina é pressuposto indispensável para o gerenciamento pelas diretrizes, ou seja, embora colocado como um sistema à parte, o gerenciamento da rotina (também conhecido como "gerenciamento funcional") deverá estar numestágio de maior amadurecimento na gestão da qualidade da organização, atrelado aos desdobramentos das diretrizes.

INTRODUÇÃO

Em se tratando de gerenciamento da rotina, no contexto da Qualidade Total, quer seja na manutenção ou melhoria dos padrões, o método utilizado para tal gerenciamento é conhecido como "PDCA" (Plan - Planejamento, Do - Execução, Check - Verificação e Action - Açãocorretiva), seus principais componentes estão descritos a seguir com seus significados.

Planejamento - significa considerar as reais necessidades do cliente (interno ou externo), traduzindo-as em indicadores de acompanhamento das suas satisfações, estabelecendo valores previstos para os resultados dos processos relacionados a esses indicadores. É de fundamental importância a elaboração eatualização de um sistema de padrões que garanta o atingimento do que se espera.

Execução - nesta etapa do ciclo, deve haver todo empenho em preparar os recursos (humanos e materiais) para execução das tarefas conforme as especificações e instruções abordadas no sistema de padrões. O objetivo principal desta etapa é o de capacitar as pessoas, através de educação e treinamento, para se poder delegarautoridade sobre seus processos.

Verificação - os dados coletados durante a execução devem ser comparados com o esperado e poder concluir se há ou não desvios com o previsto. Nos casos em que houver, a menos que não se constate deficiência no entendimento e realização dos procedimentos padronizados, prossegue-se à etapa seguinte.

Ação corretiva - esta etapa consiste em eliminar as nãoconformidades que levaram à discrepância dos resultados, primeiramente removendo os sintomas para não paralisar (quando possível) o processo e, seguidamente, solucionando o problema metodicamente em busca da causa fundamental, para finalmente enclausurá-la, e repadronizar com a nova situação satisfatória.

Porém o que se pode reconhecer distintamente na questão do método PDCA para ogerenciamento da rotina, em uma empresa caracterizada como sendo de serviço, está no fato de uma predominante atenção para as etapas de planejamento e execução.

CONCEITOS

O Gerenciamento de Rotina, inserido nas organizações, tem por finalidade a busca da satisfação das necessidades de todas as pessoas que de alguma forma estejam envolvidas nestas organizações. São conhecidos os indivíduos que serelacionam com a organização e, portanto estão envolvidos com a mesma, tais como: os consumidores cujo forte interesse deve ser o de se satisfazer quanto à qualidade de produtos e serviços, os empregados com interesse num ambiente de valorização e crescimento do ser humano, os dirigentes preocupados com o melhor aproveitamento produtivo e a sociedade como um todo pela contribuição e a preservação de...
tracking img