Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL


Cleunice Pinheiro da Silva – RA 2334440216
Sueli Ramos de Souza – RA 2338447100
Julieta de Castro – RA 2315339692


Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutora presencial - Ana Paula Jarussi
Professoras das disciplinas - Edilene Maria de Oliveira
Tutor à distância – Fábio Cressoni




JUNDIAÍ –SP
2011





SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................................3
2. Conceito de sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental............4
3. Saneamento básico de um Município.........................................................................5
4. Política Nacional do Meio Ambientequanto ao planejamento ambiental.............7
5. As interações do Saneamento Ambiental com as formas de planejamento ambiental..........................................................................................................................9
4. Conclusão...................................................................................................................10
5. Referenciasbibliográficas.........................................................................................11























Introdução

O presente estudo analisou o conceito de sustentabilidade nas três dimensões: Ambiental, econômica e social, que procura encontrar o equilíbrio entre as necessidades do ser humano e a preservação dos recursos naturais.
Anecessidade de consumir de forma consciente para garantir para as gerações futuras, e o desenvolvimento de uma cultura que seja pautada na preservação do planeta.
A importância do saneamento básico municipal que visa preservar o meio ambiente prevenindo doenças e promovendo saúde da população.
Abordaremos as leis e os órgãos responsáveis pela gestão ambiental que visa proteger os recursos naturais ea degradação ambiental e o planejamento ambiental.


































Conceito de sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental

Sustentabilidade é um conceito sistêmico usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, asustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro, por exemplo:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de formacontrolada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício.
- Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, e a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
-O fomento de atitudes pessoais e empresarias voltada para a reciclagem de resíduos sólidos, visando diminuir a quantidade de lixo no solo.
A sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país, de uma cidade, uma empresa ou até mesmo de uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamenteviável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.
Desta forma, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do planeta.







Saneamento básico de um Município

Investimentos em saneamento, principalmente no tratamento de esgotos, diminui a incidência de doenças e internações hospitalares e evita o comprometimento dos...
tracking img