Projeto social sobre dogras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO SOCIAL: PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE DROGAS COM O TEMA “EU QUERO VIDA SAUDÁVEL TODO DIA”

Elaboração:
Vanessa Eckert- Assistente Social – CRAS.

Guarai, outubro de 2011.

1-APRESENTAÇAO;
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010). É muitoimportante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010). Portanto, o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidose a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos os envolvidos no projeto: crianças, adolescente, famílias, educadores sociais, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüênciasmaléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O projeto viabilizará informações sobre as conseqüências físicas, psicológicas e sociais do uso das drogas na adolescência, além de realizar uma campanha socioeducativa sobre drogas. O trabalho será desenvolvido pelas equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e demais parceriasfirmadas. O objetivo deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Por isso eu quero vida saudável todo dia.

2-JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade urgente de se fazer algo concreto e falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Entende-se, que a adolescência éuma fase conflituosa da vida, devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos. O encontro dos adolescentes com as drogas e um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Diante da gravidade do quadro, o assunto vemrecebendo tratamento de alta prioridade do Governo Federal, dentro do princípio do compartilhamento das responsabilidades com os governos estaduais e municipais e sociedade civil. A orientação adotada é a de que o combate ao uso indevido das drogas exige que não só o setor público, mas as comunidades em geral se conscientizem da magnitude do problema e se mobilizem atuando de forma coletiva, integradoesforços e maximizando resultados.
Conforme informações de um documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), demonstra a necessidade de mais eficiência e eficácia nas campanhas de prevenção, para evitar que mais jovens continuem se escravizando ao vício, particularmente no caso de drogas com elevada capacidade de causar dependência e que costumam implicar danos sérios, muitasvezes irreparáveis.
Num país com as características do Brasil o combate às drogas precisa mostrar eficiência particularmente no que diz respeito à prevenção, para evitar o aumento do número de usuários. Válida em relação a qualquer droga ilícita, a estratégia é particularmente necessária no caso do crack, pelos seus efeitos danosos à saúde dos usuários e pelo fato de as conseqüências se estenderem afamiliares e pessoas próximas.
Portanto, pensar em prevenção ao uso de drogas, nos remete à família, à escola, programas sociais e a sociedade.  Para o trabalho que propomos quanto à prevenção ao uso de drogas e apostando mais uma vez que a educação social para assumir esta causa, pensamos nos programas sociais como um espaço humanizado onde o processo de convivência e fortalecimento dos...
tracking img