Gerenciamento de riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Gerenciamento de Risco em Projetos: Como Transformar Riscos em Vantagem Competitiva.

VALÉRIA MOURA NASCIMENTO

Pesquisa teórica e Estudo de Caso apresentado como trabalho final do curso de Graduação em Administração de Empresas

Orientador: Aluisio Monteiro,M.sc. Coordenador: Flávia Martinez

Rio de Janeiro, 2003

1

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDATema: GERÊNCIA DE RISCOS EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS

Por: VALÉRIA MOURA NASCIMENTO

Monografia Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida – UVA Orientador: Aluisio Monteiro, M.Sc.

Rio de Janeiro / 2003

ii

Correr Risco

Rir é correr o risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de seenvolver. Expor os sentimentos é correr o risco de mostrar o verdadeiro eu. Defender sonhos e idéias diante da multidão é correr risco de perder as pessoas. Amar é correr risco de não ser correspondido. Viver é correr risco de morrer. Confiar é correr risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de fracassar.

Mas os riscos devem ser corridos. Porque o maior perigo é não arriscar nada. Hápessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não tem nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam nada, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos

É livre !!!
iii

AGRADECIMENTOS

Em primeiro, gostaria deagradecer a Deus pela oportunidade da vida, e capacidade de estudo e realização deste trabalho.

Agradeço também à meus pais e tia, que sem eles não teria condições de concluir minha graduação, principalmente pelo incentivo que sempre me deram.

A meu esposo, Cesar, pela paciência e tolerância, em todos os momentos que não pude estar presente em casa e na família, devido aos meus estudos etrabalhos.

Por fim, e não menos importante, gostaria de agradecer ao mestre Aluisio Monteiro, que me ajudou na escolha do tema do trabalho, me incentivou aos estudos, mostrou minha capacidade e fez com que a finalização deste fosse possível.

iv

RESUMO
O presente trabalho aborda a oportunidade gerada pelo risco como fator de decisão empresarial. O risco em projetos pode e deve ser encaradosempre como uma oportunidade de criarmos uma vantagem competitiva para a empresa.

Existem técnicas e ferramentas disponíveis no próprio planejamento do projeto, que podem nos orientar na identificação, na qualificação e ainda ajudar na busca de respostas a estes riscos, de forma a proteger o projeto de más consequências, que podem ser geradas pelos eventos de riscos, e/ou beneficiá-los comoportunidades geradas na forma de vantagem competitiva.

Vale lembrar que no caso dos riscos não serem bem tratados, o gerenciamento de risco se tornará um custo extra ao projeto e não uma vantagem. Com conseqüências, dependendo da amplitude e complexidade da rede de atividades de projeto, incalculáveis.

No presente trabalho estaremos desenvolvendo um documento teórico e analítico com o objetivode catalogar e orientar gerentes de projetos no gerenciamento dos riscos e suas possíveis saídas, para que estes se transformem em oportunidades e conseqüentemente em vantagem competitiva.

v

ABSTRACT
The present study deals with the opportunities that may result from the risks that are hidden within businesses decisions. All project risks could and actually should be faced as theopportunity that we have been presented to create a competitive advantage for the business itself.

There are techniques and management tools within the business planning that can guide us to its identification and qualification besides also helping us in searching for counteractions to these risks, so as to protect the whole project from harm. However, this harm or negative consequence, which might...
tracking img