Gerenciamento de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE REDES
O gerenciamento de redes pode ter sentidos distintos para várias pessoas, dependendo do seu ângulo de visão. Por exemplo, um técnico de redes com um analisador de protocolos conectado em uma porta de um switch qualquer, está fazendo uma monitoração e de certa forma executando uma tarefa de gerenciamento de rede. Por outro lado, sistemas sofisticados utilizando complexasbases de dados e mecanismos de pooling automáticos para verificação dos dispositivos conectados na rede, gerando gráficos relacionados à utilização da rede, alarmes de problemas reais e potenciais, tudo isso apresentado em monitores de workstatons de operadores, constituem um mecanismo bem elaborado de gerência de redes.
Sendo assim vários conceitos podem ser encontrados na literatura, como osabaixo:
“Em geral, o gerenciamento de redes é um serviço que utiliza várias ferramentas, aplicações e dispositivos com o objetivo de auxiliar os responsáveis pela operação da rede, em monitorá-la e proporcionar sua manutenção”.
Cisco Systems
"O gerenciamento de redes incorpora determinados recursos computacionais utilizados para controlar uma rede como um todo. Este mecanismo porporciona uma visãofim-a-fim da rede completa, habilitando o gerenciamento propriamente dito dos elementos constituintes desta rede".
Network Management Forum
“Gerenciamento de redes é um processo formado por elementos específicos de hardware e software, que tem como objetivo maximizar o desempenho, a confiabilidade e a segurança destas redes”.
Tombi, RG
Neste curso, as principais tecnologias e arquiteturas degerenciamento de redes serão abordadas.
 
Os tópicos abaixo serão apresentados ao longo do curso.
Introdução ao Gerenciamento de Redes
Nesta introdução serão discutidas as principais motivações relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos mecanismos de gerenciamento de redes.
Um breve histórico será apresentado sobre a evolução da tecnologia de gerenciamento, bem como as principaisarquiteturas de gerenciamento que serão vistas no decorrer do curso.
 Gerenciamento de Redes OSI
Neste capítulo as áreas funcionais do gerenciamento OSI serão descritas, sendo contextualizados todos os cenários possíveis relacionados ao gerenciamento de redes, como a gerência de falhas, de desempenho, de contabilização, de configuração e de segurança.
Será apresentada a definição da arquiteturade gerenciamento OSI e discutidos seus principais elementos como agentes, gerentes, protocolos de comunicação e as bases de informação (MIB – Management Information Base).
Gerenciamento de Redes TMN
A arquitetura de gerenciamento deste mecanismo será descrita, bem como seus blocos, módulos e camadas funcionais.
Gerenciamento de Redes SNMP
Importante mecanismo de gerenciamento, será vistoatravés da apresentação do seu histórico e da descrição dos principais componentes de sua arquitetura. Esta descrição está relacionada aos seguintes tópicos:
- Protocolos de comunicação SNMP, características e operação
- SNMPv2 e SNMPv3
- MIBs
- RMON1 e RMON2
- Segurança
- Limitações
Gerenciamento de Redes via WEB
Introdução e principais arquiteturas de gerenciamento via WEB serão apresentadas ediscutidas, bem como as vantagens e desvantagens deste mecanismo de gerenciamento. Também será feita uma abordagem sobre gerenciamento direto e gerenciamento via Proxy.
Gerenciamento WEBEM
Será apresentada uma introdução sobre esta arquitetura bem como seus principais objetivos e características.
Gerenciamento de Redes com CORBA
Neste capítulo será descrita a arquitetura CORBA, e apresentadasespecificações e casos de utilização de CORBA.
Centros de Operação de Rede - NOC
Discussão e análise do ambiente de gerenciamento em grandes Data Centers e redes de comunicação através do desenvolvimento e estruturação de um Centro de Operações de Rede, ou NOC (Network Operations Center)
Visão Geral de Produtos e Serviços de Gerenciamento de Redes
Serão abordadas os principais resultados...
tracking img