As diferentes formas de generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

LUBIENE ALVES DE SOUZA RA: 351539
EURIÂNIA MORAIS SILVA RA: 369813
LUCIMAR FREITAS DA SILVA NUNES RA: 351565
ANA REGINA SOUZA SOARES RA: 387668
FABIO CARVALHO RIBEIRO RA: 353997

CASSILÂNDIA- MS
2012



AS DIFERENTES FORMAS DE GENEROS TEXTUAIS.

De acordo com a visão do grupoa concepção de leitura varia conforme a visão do sujeito: língua, texto e sentido.
Ao ler o texto o leitor percebera os sentidos que o autor pretende informar.
O foco no texto leva em conta o sistema estrutural da língua como o sistema de código, o leitor vai identificar, reconhecer, decodificar os sentidos que o autor expressa em seu texto.
A pratica da leitura desperta sentimentos eemoções. A leitura pode ser interpretada de varias maneiras diferentes, baseada em experiências sensoriais como representações e lembranças do autor.
A leitura não é uma simples decodificação, ela mostra a idéia que o autor quer demonstrar como: o conhecimento, a ocasião e o sentimento sobre o assunto do texto ou livro “quanto mais conhecimento o autor tiver mais prazerosa será a leitura”. O autor iraconseguir transmitir suas idéias, emoções e experiência.
Os gêneros textuais variam desde um simples dialogo a uma tese cientifica e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. São diversos os gêneros textuais, o tempo todos,escolhemos diversos deles para diversas praticas sociais, seguindo sempre a necessidade temática,arelação entre os interlocutores e a vontade de apresentar.Enquadram –se também nessas praticas comunicativas:dialogo face a face, bilhete,carta (pessoal,comercial etc), receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piadas, inquérito policial, oficio, requerimento, atas, relatórios, crônica, mini conto, fabulas, poesia, anuncio,cartaz, artigo de opinião, artigo de divulgação, bula, telegrama, testamento, propaganda, currículo, diário, anúncios, convites, avisos, programas de auditórios, comedias,ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, leis e noticias.
Hoje, com a cultura eletrônica, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral e escrita) como bate papo, on-line(MSN ), blog,twiter(micro blog) orkut, face book, mensagem( celular ).
Poesia- é um gênero que expressa sentimentos do sujeito, ele fala de si próprio e da vazão a emoções.
Propaganda- é um gênero que tem a forma principal de anunciar ou divulgar um produto (ex: novela).
SMS è um gênero vinculado na internet tem como objetivo de mandar um recado, contar uma fofoca, e até mesmo expressar a sensação de quaseconforto, de não se sentir incomodado em ter que falar com a pessoa naquele momento e de não incomodá-la ligando. Ela responde quando achar conveniente.
Noticia – è um gênero que tem a função predominante de se dar informações o texto é vinculado em jornal, e também trata de uma produção textual onde o trabalho do autor se evidencia na mobilização de duas formas com posicionais para fazê-lasfuncionarem simultaneamente superposta uma a outra:um artigo de opinião construídos sob a forma de receita.
Charge – esse gênero é uma forma humorada de criticas zombar de fatos ou situações reais da política de modo geral.Vemos novamente, a concretização do fenômeno da intertextualidade intergêneros: a charge construída sob a forma de problema: o problema a serviço da charge sem contudo altera afunção desta.

elementos coesivos
Indicadores de oposição, contraste, adverso
Preposições,conjunções e locuções:
mas, porém, toda via,contudo,entretanto,no entanto,embora, contra, apesar de, não obstante,ao contrário , etc.

Indicadores de causa e conseqüência
Preposições,conjunções e locuções:
porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, sem razão...
tracking img