Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1733 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS EDUARDO SILVA

GERENCIAMENTO DE QUALIDADE EM PROJETOS

MACAÉ/RJ
2012
CARLOS EDUARDO SILVA

GERENCIAMENTO DE QUALIDADE EM PROJETOS

Trabalho feito de acordo com os padrões da NBR 14724, sobre o Gerenciamento da Qualidade em Projetos, apresentado a Escola Técnica de Capacitação Naval e do Petróleo.

MACAÉ/RJ
2012
SUMÁRIO

1 - Introdução4
2 - Conceitos de qualidade 5
3 -Processos da gerência da qualidade 5
4 - A Qualidade nas Empresas de Projeto Brasileiras 6
5 - Conclusão8
6 - Referências Bibliográficas 8

Resumo
Este artigo discorre sobre a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pela ISO 9000, assim como os processos e as ferramentas que são utilizadas na etapa de planejamento, garantia econtrole da qualidade. Por fim, aborda-se a questão da qualidade nas empresas de projeto brasileiras, suas dificuldades, motivações e os resultados obtidos.

1 – Introdução
A gestão da Qualidade é uma das sete Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto. Os princípios e os processos da gestão da qualidade têm sido bastante discutidos, devido à falta de qualidade dos projetos,considerada como grande barreira para o avanço tecnológico e organizacional da indústria de construção do país. Este artigo tem como objetivo mostrar quais são os processos da Gestão da Qualidade e sua devida importância no ambiente de projetos, discutir a definição de qualidade adotados pelo PMI e sua compatibilidade com a International Organization for Standardization (ISSO), além de discutir osimpactos na implementação dos princípios de qualidade em empresas de projeto.

2 - Conceitos de qualidade
Quando se discute sobre qualidade, cabe ressaltar que o gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para o produto ou serviço final do projeto. Além disso, é importante ter em mente seus conceitos, portanto, aexplanação dos mesmos segue abaixo. A norma ISSO 8402 define qualidade como sendo a “totalidade de características de uma entidade, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”.
Já a ISSO 9000:2000 define qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Onde qualidade pode ser entendida com adjetivos tais como má, boaou excelente e inerente significa a existência em alguma coisa, especialmente como uma característica permanente. Na ISO 10006 o enfoque é que a obtenção da qualidade é uma responsabilidade gerencial, requer o compromisso com a qualidade por todos os níveis da organização envolvidos no projeto, onde cada qual assume responsabilidade por seus respectivos processos e produtos.
A qualidade como “ograu até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”. Segundo o PMI, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”. O que cabe ressaltar, a respeito da análise dos conceitos, é que todos são voltados para atender aos requisitos do cliente assim como suas expectativas e as especificações do produto.Segundo Kezner (2001), a qualidade constitui um processo contínuo de melhorias.
Outro aspecto importante que se refere à qualidade é que não está associada às funcionalidades atribuídas ao produto, ou seja, ao grau. A qualidade, portanto, pode ser entendida como obrigação contratual e é mensurável. Ao longo do projeto, podem ser definidas métricas que fornecem informações vitais sobre aqualidade do processo, produto, atividade ou recurso. Estas métricas podem ser objetivas, metros e/ou subjetivas, bom, médio e agradável. Quanto à abrangência, podem ser globais ou por fase do projeto.

3 - Processos da Gerência da Qualidade
O objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as...
tracking img