Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As peculiaridades da construção civil como, baixa produtividade, alto custo da construção, mão-de-obra desqualificada, incerteza quanto a prazo e a qualidade do produto final, vem recebendo cada vez mais crítica quanto ao modo de gerenciamento do processo. Isto propicia uma imagem negativa ao setor.
A indústria da construção civil, não se diferenciando das demais indústrias,compõem-se de vários setores produtivos, sendo que, destes, um dos mais utilizados e estudados, é o setor de produção de edifícios. Ainda, considera-se que por décadas este setor preocupou-se apenas em gerenciar funções, deixando de lado o gerenciamento dos seus processos construtivos.
Como lidar com a qualidade não é uma tarefa fácil. GP é uma ferramenta que melhorar o processo de forma a conseguir aqualidade desejada, com uma maior produtividade e menor custo.

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço. Como a concorrência entre as construtoras é acirrada, empresas abrindo capital para aumentar o fluxo deinvestimentos financeiros, desenvolvimento de novas tecnologias de construção, consolidação de compras e aquisições, se faz necessário que a cadeia de suprimentos e as contratações dos serviços sejam da forma correta obedecendo a uma seqüência. O gerenciamento adequado desses recursos possibilita manter a qualidade e aumentando do lucro e conseqüentemente reduzindo o custo da construção

1.GESTÃO DE PROJETOS
O Gerenciamento de Projetos é uma área em acelerado crescimento em todo o mundo e, em especial, no mercado da Construção Civil. No Brasil, a aplicação das técnicas de Gerenciamento de Projetos na Construção Civil é cada vez mais comum o que profissionaliza a gestão e permite um controle mais preciso sobre o empreendimento. O gerenciamento de aquisições do projeto inclui osprocessos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto para realizar o trabalho.

2. PROCESSOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
3.1. PLANEJAR COMPRAS E AQUISIÇÕES
A política de subcontratação pode ser definida pela empresa construtora (políticas organizacionais) ou ficar a cargo do gerente de obra. Muitas vezes vemos que os problemas começampela falta de um padrão ou procedimento da empresa nessas contratações, sendo que podem existir condições diferentes de contratação, dependendo da obra ou do gerente responsável. Também é comum encontrar casos onde um mesmo empreiteiro trabalha com preços distintos do mesmo tipo de serviço em duas obras diferentes, para uma mesma construtora, pela falta de controle ou centralização de informaçõespor parte da empresa, o que muitas vezes diminui o poder de barganha da construtora na hora de negociar os preços com os empreiteiros.

3.2. PLANEJAR CONTRATAÇÕES
Na etapa, planejar contratações são levantados os serviços que serão contratados, as condições que serão exigidas dos proponentes, a documentação que deve ser apresentada, o prazo para apresentação da proposta e para execução daobra, e todos os outros detalhes que farão parte dos editais de contratação. A preparação envolve ainda os critérios que serão utilizados na escolha dos empreiteiros: se a decisão será feita apenas pelo preço, pela estrutura da empresa, pela qualificação da equipe, pelo histórico dos serviços já prestados, por exemplo.

3.3. SOLICITAR RESPOSTAS DOS FORNECEDORES
A solicitação dasrespostas ou propostas dos empreiteiros inclui a divulgação do escopo dos serviços que serão contratados e a participação em reuniões com licitantes. Antes ainda da publicação do edital de concorrência, a equipe do empreendimento pode se reunir com alguns fornecedores/empreiteiros para discutir os serviços que serão contratados, visando estimar valores aproximados para os serviços, bem como antecipar...
tracking img