Gerenciamento de marketing - caso exxon valdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASE EXXON VALDEZ Gerenciamento de crise

EMPRESA
 A Exxon Mobil Corporation, formada pela fusão da Exxon e da Mobil no ano de 2000, é a empresa privada nº 1 do mundo nos negócios de petróleo epetroquímica.
 Sua estrutura organizacional foi montada sobre uma visão global do negócio e desenhada para que a ExxonMobil possa competir de forma eficaz no ambiente desafiador e dinâmico do setorde energia.

 A ExxonMobil, cuja sede está localizada em Irving, no Texas, tem algum tipo de operação em 200 países e territórios, o que significa que está presente em praticamente todas as naçõesdo mundo. No Brasil, a ExxonMobil desenvolve negócios nas áreas de Exploração & Produção através da Esso Exploração Santos Brasileira e de Químicos com a ExxonMobil Química, suas afiliadas. Possuitambém um centro de serviços de suporte para o negócio em Curitiba, atendendo a cerca de 40 países.

APRESENTAÇÃO DO CASE
 Exxon Valdez – Navio Superpetroleiro, de propriedade de uma das maiorescompanhias petrolíferas do mundo.  O Superpetroleiro saía do terminal petrolífero no Alasca em 23 de março de 1989 e teve que mudar sua rota devido a quantidade de Icebergs no mar.

 No dia 24 demarço de 1989, o Exxon Valdez acertou seu casco em um recife.
 Com um buraco no casco, o navio lançou ao mar cerca de 41 milhões de litros de petróleo.

APRESENTAÇÃO DO CASE
 O maior desastreecológico dos EUA, não pela quantidade, mas sim pela localidade.  O Exxon Valdez liberou petróleo em águas remotas e de difícil acesso.

 Área atingida: 28.000 Km²  A vida selvagem foi a primeira a serafetada.  Milhares de aves, peixes e outros animais morreram durante dias.
 No decorrer do tempo, as comunidades locais, que dependem da pesca para sobreviver, também foram atingidas. APRESENTAÇÃO DO CASE
 A empresa, que no Brasil vende combustível com a marca ESSO, arcou com a limpeza das áreas ao longo da costa.  A limpeza custou US$ 2,1 Bilhões.

 A empresa foi julgada e...
tracking img