Gerenciamento de inventarios industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Se você estiver parado no meio de um grande varejista como Wal-Mart e olhar em volta, você estará testemunhando um dos maiores triunfos logísticos da história. Varejistas como a Target, Lowe´s e Best Buy estocam dezenas de milhares de itens do mundo todo. O Wal-Mart sozinho estoca itens fabricados em mais de 70 países, de acordo com seu Web site corporativo (em inglês). Em um dadomomento, o varejista com sede em Arkansas gerencia uma média de US$ 32 bilhões em inventário, relata a Supply Chain Digest (em inglês).

Foto cedida por Dreamstime
Os sistemas de gerenciamento de inventário asseguram que as lojas estejam estocadas
Com esses tipos de números é necessário ter um sistema de controle de inventário efetivo e eficiente, ou um sistema de gerenciamento de inventário. Osistema do Wal-Mart ajuda a manter sua marca registrada "preço baixo todo dia" dizendo aos gerentes de loja quais produtos estão vendendo e quais estão ocupando espaço nas prateleiras e no depósito.
Os sistemas de gerenciamento de inventário são a regra para tais empresas, mas empresas e fornecedores menores também os usam. Os sistemas garantem que os clientes tenham sempre o que eles querem emquantidade suficiente e equilibram a meta com a necessidade financeira do varejista para manter o estoque o menor possível. Inventários mal gerenciados significam clientes desapontados, muito dinheiro retido em depósitos e vendas mais lentas. Fatores como ciclos de produção mais rápidos, proliferação de produtos, contratos de produção multinacionais e a natureza das grandes lojas fazem delas umanecessidade.
Os modernos sistemas de gerenciamento de inventário devem ter a habilidade de rastrear as vendas e o inventário disponível, comunicar-se com os fornecedores em tempo real e receber e incorporar outros dados, tais como a demanda sazonal. Eles têm que ser também flexíveis, permitindo a intuição do comerciante. Eles devem dizer ao lojista quando é hora de fazer novos pedidos e qualquantidade comprar.
Para conseguir isso, os sistemas de gerenciamento de inventário juntam várias tecnologias dentro de uma abordagem coerente. Leia mais sobre a história dos sistemas de gerenciamento de inventário e como funcionam os sistemas modernos.

História do gerenciamento de inventário
O constante "beep, beep, beep" dos códigos de barras sendo escaneados na esteira do caixa representa umpilar dos modernos sistemas de gerenciamento de inventários: rastreamento de estoque.
Nas primeiras lojas, os varejistas anotavam as compras, ou olhavam no final do dia quantas unidades tinham saído e faziam o possível para prever as necessidades futuras. A experiência e a intuição eram suas habilidades, mas isso se tornou um método inexato, mesmo quando aplicado a operações que eram pequenas secomparadas aos padrões atuais.
Depois da Revolução Industrial, a eficiência e a produção em massa tornaram-se as principais metas dos negócios, junto com uma experiência melhorada dos clientes no ponto de venda. Uma equipe da Harvard University projetou o primeiro sistema moderno de checagem de saída no início dos anos 30. O sistema usava cartões perfurados que correspondiam a itens do catálogo.Um computador lia os cartões perfurados e passava as informações ao depósito, que deveria então levar o item até o cliente. Por causa do sistema automatizado, as máquinas podiam gerar também registros de faturamento e gerenciar inventários. O sistema provou ser muito caro para o uso, mas uma versão dele está em uso hoje em algumas lojas, onde os varejistas colocam cartões com informações do produtono corredor para que os clientes selecionem e levem à fila do caixa. Isso normalmente se aplica a itens que são caros ou grandes, e para itens controlados, tais como medicamentos.
Os varejistas sabiam que precisavam de um sistema melhor, e os pesquisadores criaram o precursor do sistema de código de barras moderno no final dos anos 40 e início dos anos 50. O sistema usava tinta sensível à luz...
tracking img