Gerenciamento de armazenamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAIS
FACULDADE DE SORRISO – MT
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA




















DISCIPLINA: LABORATORIO DE BANCO DE DADOS
PROFESSOR: Leandro Luiz Sassi
ALUNO: Cláudio de Sousa Freitas

















SORRISO
13/02/2011






Sumario
1 Gerenciamento dearmazenamento 2
2 Gerenciamento de transação. 2
1.1 Gerenciamento de armazenamento 3
2.1 Gerenciamento de transação 4















Gerenciamento de armazenamento


Gerenciamento de transação.















Gerenciamento de armazenamento

Um gerenciador de armazenamento e um módulo de programa que fornece a interface entre os dados de baixonível armazenados no banco de dados e os programas de aplicação e consultas submetidos ao sistema. O gerenciador de armazenamento é responsável pela interação com o gerenciador de arquivos. Os dados brutos são armazenados no disco usando o sistema de arquivo, que normalmente é fornecido por um sistema operacional convencional. O gerenciador de armazenamento traduz as varias instruções DML em comandosde sistema de arquivos de baixo nível. Portando, o gerenciador de armazenamento é responsável por armazenar, recuperar e atualizar dados no banco de dados.
Os componentes do gerenciamento de armazenamento incluem:
✓ Gerenciador de autorização e integridade, que testa a satisfação das restrições de integridade e verifica a autoridade dos usuários para acessar dados.
✓ Gerenciador detransação, que garante que o banco de dados permaneça em um estado consistente (correto), apesar de falhas do sistema, e que as execuções transação concorrentes sejam efetuadas sem conflito.
✓ Gerenciador de arquivos, que controla a alocação de espaço no armazenamento de disco e as estruturas de dados usadas para representar informações armazenadas no disco.
✓ Gerenciador de buffer, que éresponsável por buscar dados do armazenamento de disco para a memória principal e decidir que dados colocar em cachê na memória principal. O gerenciador de buffer é uma parte crítica do sistema de banco de dados, já que permite que o banco de dados manipule tamanhos de dados que sejam muitos maiores do que o tamanho da memória principal.
O gerenciador de armazenamento implementa várias estruturasde dados como parte da implementação do sistema físico:
Arquivos de dados, que armazenam o banco de dados propriamente dito.
Dicionário de dados, que armazena metadados sobre a estrutura do banco de dados, em especial o esquema do banco de dados.
Índices, que podem fornecer acesso rápido aos itens de dados. Como o índice deste livro, um índice de banco de dados fornece ponteiros para os itensde dados que contêm um valor específico. Por exemplo, poderíamos usar um índice para encontrar todos os registros de conta com um determinado número_conta. O hashing é uma alternativa para a indexação que é mais rápida em alguns casos, mas não em todos eles.
O objetivo principal da gerência de armazenamento é fornecer o suporte aos negócios de toda a espécie. A infra-instrutora de gerência dearmazenamento com a sua aplicação é melhor ajustada para as necessidades de negócios de vários tipos. Os benefícios da gerência de armazenamento são a possibilidade de controlar todos os sistemas de armazenamento dentro da arquitetura de gerência única; a capacidade de misturar-se, para combinar, e dirigir tecnologias de armazenamento diferentes forma vendedores diferentes dentro da arquitetura.Aprecie o valor da funcionalidade virtualization de centros de dados midrange.
A gerência de armazenamento fornece duas funções: a alta realização, alto suporte de função que afeta diretamente a realização do armazenamento controlado. A gerência de armazenamento é baseada no comutador Universal de terceira geração. Ele pode apoiar o controlador de função muito alto. O desenho da gerência de...
tracking img