Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

CRIANDO REDES QUE AGREGAM VALOR

AUTOR: MARTIN CHRISTOPHER

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matéria primas, partes e produtos acabados, por parte da organização e de seus canais de markentig de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas com o menor custoassociado.

A definição do gerenciamento da cadeia de suprimentos adotada neste livro é a seguinte:
A gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo.

A rede de suprimentos é uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente em regime decooperação mútua, para controlar gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias primas e informação dos fornecedores para clientes finais. MARTIN CHISTOPHER.

RESUMO:

LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Os princípios da estratégia competitiva e, entre eles, os vetores da orientação estratégica: a liderança em custos e a diferenciação. Os gestores são estimulados aenxergar além da curva de experiência e da ligação entre custos relativos e participação no mercado. Também são encorajados a desenvolver estratégias logísticas e estratégia para a cadeia de suprimentos que explorem varias oportunidades latentes para aumentar eficiência e produtividade , proporcionando assim avanços significativos nos serviços ao cliente .Essas oportunidades podem incluir esforçospara melhor utilização da capacidade ,redução de estoque e/ou melhorias no serviços mediante uma cooperação mais próxima com os fornecedores . Por trás de qualquer exemplo duradouro de diferenciação por meio de excelência de serviço está a evidência de uma bem elaborada estratégia de gerenciamento da logística da entrega do serviço.
Empresas verticalmente integrada continuam sendo desmembradas,reforçadas e transformadas em negócios virtuais, unidos não pela propriedade, mas por processos de focos de atuação intimamente integrados e por planejamento financeiro. Em vez de rivalidade e desconfiança dentro da cadeia de suprimentos novas pressões competitivas exigem velocidade e flexibilidade, que por si próprias requerem maior abertura e confiança. De fato, a capacidade de gerenciar ainovação e integração de processos torna-se tão importante quanto à inovação do produto.

Logística e valor para o cliente

Todo negócio compete procurando oferecer maior valor ao cliente, e os processos logísticos fornecem os meios pelos quais os serviços ao cliente são entregues.
Os serviços ao cliente é um conceito multifacetado que se torna cada vez mais importante como meio de conquistar emanter a diferenciação no mercado. Do mesmo modo, como não existem dois clientes iguais, deve-se reconhecer que o serviço precisa ser customizado para atender as necessidades de diferentes clientes.
O gerenciamento logístico pode desempenhar papel fundamental para aumentar o lifetime value do cliente, elevando o seu nível de satisfação e também tornando possível a retenção do cliente. Para queisso seja alcançado, é preciso desenvolver uma estratégia logística orientada para o mercado, e redefinir os objetivos de serviços com base nas exigências dos clientes. A realização do “pedido perfeito” deve ser a base para a criação de padrões e medidas do desempenho dos serviços prestados aos clientes.

MEDINDO CUSTOS LOGÍSTICOS
E DESEMPENHO

Já que os custos logísticos são responsáveispor grande parcela dos custos totais de um negócio, é crucial que sejam cuidadosamente geridos. Esses custos, porém nem sempre são plenamente compreendidos. Os métodos tradicionais de contabilidade baseados na alocação de custos totais podem ser enganosos e perigosos. Método de custeio baseado em atividade oferece algumas vantagens significativas ao identificarem custos reais dos serviços para...
tracking img