Gerenciamento da cadeia de suprimentos x logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: LOG I – Logística I
Curso: Logística em Transportes

Supply Chain Management X Logístics
(Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos X Logística)

Para entendermos as relações entre Supply Chain Management e, a Logística em si, temos que aprender primeiramente o que são cada um e entender como funcionam, bem como suas aplicações e principais funções, para que então possamosestabelecer relações entre ambos.

O Supply Chain Management, que traduzido ao pé da letra, é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (ou Abastecimento) é uma ferramenta que utilizando a mais avançada tecnologia da informação, visa possibilitar às empresas, literalmente gerenciar suas cadeias com maior eficiência e eficácia para atender da melhor e mais rápida maneira possível as “vontades” de seusconsumidores e clientes cada vez mais exigentes. Este conceito, que motivou o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, surgiu durante a Revolução Industrial, em 1880. Nessa época, o Arsenal de Veneza, de longa tradição na construção e provimento de navios, apresentou o primeiro sistema completo de controle de produção.

A partir dos anos 70, os consumidores se tornaram mais exigentes,obrigando as empresas a buscarem e darem respostas rápidas a questões básicas, como: reduzir o custo dos produtos ou oferecer atendimento rápido e com qualidade.
Esse gerenciamento tem que levar em consideração, desde o momento em que o pedido de uma mercadoria é recebido, até o instante em que ela é entregue ao seu cliente final, ou seja, tem que haver uma plena organização, que envolva orelacionamento, buscando a perfeição, entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc. Para tanto, é necessário também, que haja uma fiscalização dos indicadores de performance responsáveis por coletar e analisar esses dados, a fim de que haja um controle dos resultados e impactos positivos, e, se negativos, seu estudo eaprimoramento, com o objetivo de possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.
O grande objetivo da SCM é a redução de estoques, mas com a garantia de que não faltará produto em nenhuma prateleira ao ser solicitado; ou seja, almeja o Just-in-time, e, claro, agregando o maior valorpossível ao consumidor.
Para isso, alguns componentes são fundamentais, tais como:
* Planejamento de demanda (previsão)
* Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
* Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
* Otimização de rede estratégica (quais produtosas plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
* Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
* Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
* Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho -diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade.

Freqüentemente, a metodologia de gerenciamento de cadeia de suprimentos encoraja a modelagem de processos reais para análise e otimização. Uma metodologia famosa é a SCOR, promovida pelo Supply ChainCouncil. Fundado em 1963, o Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) é a Associação mais proeminente de Profissionais envolvidos com a Gestão de Cadeias de Abastecimento. O CSCMP provê educação, desenvolvimento de carreira e uma rede de oportunidades para aproximadamente 10.000 membros de toda a gama de profissões.
A palavra Logística vem do Francês "logistique", que deriva de...
tracking img