Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO PRÓ SABER

NELMA DÓCIO SILVA

MEMORIAL EDUCACIONAL

Aurelino Leal
2011
NELMA DÓCIO SILVA

MEMORIAL EDUCACIONAL

Memorial Educacional apresentado ao Instituto Pró Saber, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Metodologia do Ensino Superior, no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional.

Orientador: Prof(a) Rúbia Gertrudes de MeloAurelino Leal
2011

SUMÁRIO

Um breve Auto-retrato 04

FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL 05

Graduação: Licenciatura em história ead. 06

Pós-graduação: Psicopedagogia Institucional 07

referÊncias 09

Um Breve Auto-Retrato

“O estudo do pensamento passado é importantíssimo, é uma herança deixada para gerações atuais. Todo conhecimento sistematizado é um ponto de partida para pesquisa egeração de novas idéias, conhecimentos e valores. Por isso continuam valendo, e muito, todos os pensamentos do passado, mas o importante é que estes não podem determinar pura e simplesmente as ações de hoje. É necessário progredir do ponto onde eles pararam. (Aranha e Martins, 1992, p.49)”.

Filha de uma família de trabalhadores do distrito de Barcelos do Sul, Bahia. Do lado materno, a referênciaera a determinação da jovem senhora, que substituiu o tempo de aprender as primeiras letras para formar uma família aos 14 anos de idade. Ela fugiu com meu pai porque não agüentava educação rígida que seu pai lhe dava. Do lado paterno, a referência era da persistência, resistência e seriedade do jovem pescador da beirada da região de Camamu. Ter nascido dessa união tem um significado muitoespecial, que não pode ser traduzido por qualquer tentativa de racionalização sobre minha história de vida.
Contudo, a simples tentativa fortalece o sentimento que o tempo passa, as pessoas mudam, mas as experiências que vão sendo vividas ao longo da vida, desde a mais tensa idade, compõem a nossa própria essência, condiciona e provoca nossos sonhos, são referência para as nossas perspectivas.Pensando nesta história de vida a sensação é que não deixei de ser ainda aquela menina travessa que adora brincar, que transforma qualquer cordão em uma “cama-de-gato” ou qualquer recipiente de metal em “pé-de-lata”, que vai a escola a pé, que solicita ajuda do comerciante da esquina pra atravessar a rua, que anda de mãos dadas com os irmãos, que se aventura nos becos, escadarias e árvores mesmo commedo de se perder, de cair.
Com uma infância marcada por limitações de todas as ordens, mas com uma alegria muito grande de conviver com pessoas de diferentes cores, idades e credos que foi impossível desenvolver o gosto por sonhar, produzindo novos sentidos para a vida, indo além do que as condições de existência naquela época favoreciam.

“Depois, examinando com atenção o que eu era, e vendoque podia supor que não tinha corpo algum e que não havia qualquer mundo, ou qualquer lugar onde eu existisse, mas que nem por isso podia supor que não existia; e que, ao contrário, pelo fato mesmo de eu pensar em duvidar da verdade das outras coisas (...), compreendi que eu era uma substância cuja essência ou natureza consiste apenas em pensar, e que, para ser, não necessita de nenhum lugar, nemdepende de qualquer coisa material. De sorte que esse eu, isto é, a alma, pela qual sou ou o que sou, é inteiramente distinto do corpo e, mesmo, que é mais simples de conhecer do que ele; e ainda que ele nada fosse ela não deixaria de ser tudo o que é.” (DESCARTES, 1999, p. 62)
Formação Pessoal e Profissional

A minha trajetória escolar foi iniciada aos 8 anos de idade no distrito de Barcelos doSul , Bahia. Alguns anos mais tarde passei a estudar em Ubaitaba-Ba, pelo fato da minha cidade natal não ter ginásio, o que não contemplaria meu desejo de ser professora. Com a passagem para o ensino médio começava a se delinear nesse período a minha busca por um novo sentido para a experiência vivida na escola.
A afirmação da necessária postura política diante da realidade, um dos traços mais...
tracking img