Gerativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ricardo José Trombeta
2º Período - Letras

Linguística II

Análise do Capítulo Gerativismo (KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: Mário Eduardo Toscano Martelotta. Manual de linguística, p. 127-140)O linguista Noam Chomsky teve grande importância em seus trabalhos sobre o funcionamento da linguagem humana. A teoria de Chomsky, conhecida como Gerativismo é uma corrente de estudos da ciênciada linguagem que teve início na década de 50, para buscar resposta e rejeição ao modelo behaviorista de discrição dos fatos da linguagem. A resposta de Chomsky ao modelo behaviorista, no qual sedestaca o linguista Leonardo Bloomfield, deve-se ao fato de que para essa vertente teórica a linguagem humana é um fenômeno externo ao individuo, um sistema de hábitos gerados como resposta a estímulos efixada pela repetição.

Chomsky escreveu uma resenha em 1959, onde fez críticas aos behavioristas, chamando a atenção para o fato do ser humano sempre agir criativamente no uso da linguagem, pois paraChomsky a todo momento os seres humanos estão construindo frases novas e inéditas, jamais pronunciadas antes pelo próprio falante que as produziu ou por qualquer outro indivíduo. Chomsky frisa aindaque a criatividade é o principal aspecto caracterizador do comportamento linguístico humano, aquilo que distingue a linguagem humana dos sistemas de comunicação animal.

Com o gerativismo, aslínguas deixam de ser interpretadas como um comportamento socialmente condicionado e passam a ser analisadas como uma faculdade mental natural. A morada da linguagem passa a ser a mente humana.

SegundoChomsky, com o gerativismo as línguas deixariam de ser interpretadas como um comportamento socialmente condicionado e passam a ser analisadas como uma faculdade mental natural.

Ressalta ainda aexistência da faculdade da linguagem como dispositivo inato, não resolveria todos os problemas da linguística gerativista. Chama a atenção para o fato de que era e ainda é preciso descrever exatamente...
tracking img