Geotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os incêndios são uma das mais importantes fontes de danos aos ecossistemas florestais nas regiões de desenvolvimento. Nos últimos anos tem aumentado às áreas de queimadas no Brasil, em virtude da ocupação do seu território, ocasionando a perda de biodiversidade, o aumento do efeito estufa, além da poluição do ar, crescendo a ocorrência de doenças respiratórias.
Há vários meios dedetecção de queimadas que podem ser utilizados. Dependendo das características do local, principalmente extensão da área a ser monitorada, pode-se utilizar meios de detecção através de vigilância terrestre por postos de vigilância e torres de observação, patrulhamento aéreo com aeronaves e monitoramento por imagens de satélites.
Para países de grande extensão territorial, como o Brasil, omonitoramento de queimadas, a nível nacional e em escalas regionais, através de imagens de satélites, é o meio mais eficiente e de baixo custo, quando comparado com os demais meios de detecção.
De acordo com a energia absorvida, refletida e transmitida por cada objeto é possível observar os focos de incêndios e áreas queimadas utilizando as imagens provenientes dos sensores remotos. E com todo esse avançotecnológico o Brasil investe em tecnologias que permitem o monitoramento e controle dos focos em tempo recorde, sendo de grande auxilio e precisão no combate às queimadas.

3

Objetivo Geral

Tem-se o objetivo de mostrar o papel do sensoriamento remoto na detecção de queimadas.

Objetivo Específico

Tem-se o objetivo de mostrar o papel do sensoriamento remoto na detecção de queimadas, mostrandosuas potencialidades, dificuldades e também apontar as áreas mais afetadas no Brasil para que então possam se tomar providências rápidas e eficientes.

4
Detecção e Monitoramento de focos de incêndios e áreas queimadas

O emprego do fogo está associado, principalmente, á expansão das fronteiras agrícolas, que é o limite entre áreas agropecuárias e um ambiente natural, ou seja, é usado nasubstituição de florestas e savanas por pastagens e culturas, na remoção de material seco acumulado e na renovação de áreas de pastagens e de cultivos agrícolas.
A importância da detecção e do monitoramento de queimadas transcende ao problema do desmatamento em si, trazendo contribuições também aos estudos de modificação do clima, incluindo: efeito estufa, chuva ácida, influência dos aerossóis navisibilidade, balanço de energia, formação de nuvens e precipitação. Fica evidente, portanto, que o excesso de áreas queimadas tem implicações ecológicas, climáticas e ambientais diversas.
As imagens de satélites são muito utilizadas para detectar focos de incêndios. As imagens AVHRR dos satélites Noaa, por exemplo, permitem detectar e localizar, em tempo real, focos de fogo ativo em todo o territórionacional. Informações adicionais sobre a temperatura e a área queimada também podem ser obtidas quando se utilizam imagens dos canais das regiões do visível e infravermelho.

Satélite Noaa



 

6
Satélite Noaa

Desenhada para coletar informações meteorológicas da "superfície" terrestre, a série NOAA foi estruturada paraoferecer um ciclo de cobertura bastante curto.
Orbitando a uma altitude de 833 a 870 km da superfície terrestre, cada satélite proporciona uma cobertura de um mesmo ponto da Terra a cada 12 horas. Os dados gerados pelos satélites NOAA são utilizados, sobretudo, em modelos climáticos e de previsão do tempo atmosférico. No entanto, servem de material para vários projetos que envolvem o sistema Terra xOceano X Atmosfera e podem apoiar diversos tipos de monitoramentos, como por exemplo, detecção de focos de queimadas.

AVHRR (Advanced Very High Resolution Radiometer)

O sensor AVHRR é um radiômetro imageador lançado a bordo dos satélites da série NOAA. É o mais interessante a bordo dos satélites da série NOAA.
Esse sensor é composto por 5 canais espectrais (vermelho, infravermelho...
tracking img