Geotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geotecnologias aplicadas à docência Professora: Lorena Asevedo

Módulo 1- Cartografia básica: princípios de orientação e localização Aula 2 - Cartas, mapas e plantas

Asevedo, L. A. Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ. 2012

Qual a diferença entre mapas, cartas, plantas?
A quantidade de produtos cartográficos gerados todos os dias évasta, e a sua variedade é enorme. Para os alunos, isso pode causar grande confusão entre a denominação e os objetivos de cada um deles. A palavra mapa é usada de forma genérica e indiscriminadamente como sinônimo das palavras carta e planta; algumas vezes, até croqui é confundido também. Mas quais são as diferenças? Como devo usar cada um desses termos?

Mapa do Brasil

A diferença é feitabasicamente em função da escala. É ela que define se o produto será mapa, carta ou planta. Para introduzir o tema em sala de aula, é interessante que o professor mostre aos alunos as diferentes formas de representação, como as figuras a seguir, que são livres e estão disponíveis na internet.

Asevedo, L. A. Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ. 2012 Alguns mapas que representam o planeta Terra

No Brasil, os quatro tipos de representação são definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) da seguinte forma: Mapa: “Representação gráfica, em geral uma superfície plana e numa determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra ou de um planeta ou satélite”.

Asevedo, L. A.Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ. 2012

Mapa da América do Sul

Carta: “Representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma parte da superfície da Terra, subdivididaem folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional”.

Asevedo, L. A. Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ. 2012

Carta náutica da região do Porto de Santos

Planta: “É uma representação minuciosa de uma área de dimensões reduzidas; a influência da curvatura da Terra é desprezada. A escala empregada é grande,variando de 1/200 até 1/10.000. Sendo grande a escala utilizada, a planta representa grande quantidade de detalhes com precisão geométrica (planta urbana)”.

Asevedo, L. A. Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ. 2012

Planta de Atouguia da Baleia

Classificação dos mapas de acordo com o objetivo e detalhamento
Dentro da classe de mapasexistem vários tipos, cada um para um uso específico. O conhecimento dessas classes por parte do aluno é importante, pois permite que ele saiba escolher o tipo de mapa para cada fim. A classificação da variedade de mapas depende do seu grau de detalhamento. Dessa forma, sugere-se a seguinte classificação para os alunos:  Mapas genéricos ou gerais: Não possuem finalidade científica, servindobasicamente para efeitos ilustrativos. Não possuem muita precisão relativa a algumas obras humanas e aspectos físicos. Muitas vezes não apresentam as convenções cartográficas padrão, tais como norte geográfico, escala e coordenadas. Público alvo: usuário leigo. Exemplo: mapa de estados de um país.

Asevedo, L. A. Geotecnologias Aplicadas à Docência. Aula 1: Princípios de Cartografia. Fundação CECIERJ.2012

Mapa genérico dos estados do Brasil
(Fonte: www.ibge.gov.br)



Mapas especiais ou técnicos: São elaborados com fins específicos e possuem precisão variada. Exemplo: Mapa turístico, meteorológico, astronômico etc. Esse tipo de mapa é mais ilustrativo. Busca mais mostrar o conteúdo de um determinado local de acordo com seu tema, sem tanta precisão.

Mapa turístico de Cogeces del...
tracking img